Descubra os detalhes e a receita da torta cheesecake mais cara do mundo

A torta do chef Raffaelle Ronca é a mais cara do mundo: 5 mil dólares. Nos ingredientes você irá encontrar queijo de búfala, conhaque envelhecido 200 anos e trufas brancas de Alba, na Itália. A massa é feita com biscoito italiano e uma mistura de chocolate e avelã, receita autoral do chef.

Fonte: Robert Frank, CNBC.com

O autor escreve sobre mercado de luxo há mais de 14 anos, mas somente após comer a torta cheesecake mais cara do mundo, ele entendeu o real significado do luxo. “Depois de afundar meus dentes no recheio doce e cremoso, repleto de conhaque raro, trufas brancas, baunilha fresca e biscoito italiano crocante, tive minha resposta. Para ter a melhor cheesecake – se não a melhor vida – quanto mais rico, melhor. Muito melhor.” confidenciou o autor.

A torta de 5 mil dólares é oficialmente a mais cara do mundo, criação do chef Raffaele Ronca, dono do Raffaele Ristorante no Greenwich Village, em Manhattan. Obviamente que 5 mil dólares é um preço obsceno para uma cheesecake, uma vez que é mais caro do que a maioria do moradores de Manhattan pagam de aluguel. O que torna a cheesecake do chef Ronca tão cara e viciante são os ingredientes.

Esta não é uma dessas sobremesas surreais, onde uma loja de sorvete vende um sundae por 10 mil dólares colocando um diamante no topo ou incluindo uma viagem de primeira classe para a Islândia. A cheesecake do chef Ronca é cara em decorrência do alto custo e qualidade dos ingredientes.

O primeiro grande ingrediente é o queijo. Esqueça as embalagens prateadas do cream cheese Philadelphia. O chef começa sua obra prima com um queijo fresco de búfala do sul da Itália. Os animais são criados cheios de cuidados que podem ser saboreados nos leites e queijos. Em seguida são os ingredientes mais surpreendentes: conhaque envelhecido 200 anos, que custa 2.500 dólares a garrafa. Os apreciadores de conhaque certamente não concordam com a insanidade de usar um dos conhaques mais caros do mundo em uma mistura de cheesecake. E o chef concorda que esta é uma extravagância. “Eu sei que as pessoas vão me chamar de criminoso por isso”, diz ele, enquanto serve três doses de Hennessy Paradis, no valor de cerca de 300 dólares.

O aroma defumado, com toques de rosa, pimenta e mel, rapidamente infunde no queijo. Em seguida, o chef aperta uma baunilha fresca importada de Madagascar. E então, ele adiciona um ingrediente valioso: trufas brancas de Alba, uma cidade na região do Piemonte (Itália). Trufas são acompanhamentos típicos de massas, e não cheesecake. As trufas de Alba são farejadas por cães especialmente treinados e são consideradas diamantes no mundo das trufas. Geralmente são vendidas por mais de 4 mil dólares/kilo, podendo ainda ser mais caro em decorrência das condições climáticas desfavoráveis. Um trio de trufas de Alba, pesando menos de 2 kilos, foi vendido por 85 mil dólares para um comprador de Hong Kong no último mês.

Rocan acrescenta mais alguns aromas, como cítricos e, claro, uma pitada de flocos de ouro. O chef usa a receita de biscoito de sua avó para criar a crosta que servirá como base da torta. Ele então espalha uma camada de avelãs frescas e rico chocolate derretido, criando uma espécie de Nutella de milionários.

Em cima da base de biscoito italiano e avelã com chocolate, Rocan derrama a mistura de queijo e leva para o forno por 1 hora. Após esfriar, ele adiciona um bloco de favo de mel fresco que serve como uma plataforma para um logotipo gigante de chocolate com as iniciais RR – Raffaele Ristorante – coberto com folha de ouro e velas brilhantes.

A torta faz parte oficialmente do Guinness Book of World Records, e são necessários 5 dias para preparar, uma vez que os ingredientes precisam ser embarcados frescos da Europa e África. O restaurante já é famoso por sua cheesecake regular, que custa 9 dólares a fatia. Mas o chef decidiu levá-la a outro nível após o pedido de um cliente, que queria fazer algo muito especial para sua mãe. Assim nasceu a torta cheesecake mais cara do mundo!

Mas o que interessa é o sabor, certo? Após cortar um pedaço, o autor deu sua primeira mordida na torta, que custa 450 dólares por fatia. Ele gostaria de afirmar que é um desperdício de dinheiro, mas a cheesecake mais cara do mundo é também a melhor, ou pelo menos, a melhor que o autor já experimentou.

O queijo é leve e fresco, sem precisar de açúcar. O conhaque dá brilho e defumação, enquanto as trufas adicionam uma camada de terra e profundidade. Tudo funciona em perfeito equilíbrio, combinados com o chocolate, a avelã e a base crocante.

E vale 5 mil dólares? Isso depende de quão rico você é e quanto quer gastar. Mas para aqueles que podem pagar, a cheesecake estrelada do chef Ronca é prova de que ser rico tem suas recompensas.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Curtir
Please reload

Destaques

Pós-venda: o retorno do cliente pode ser uma oportunidade de ouro.

01.06.2017

1/1
Please reload

Recentes