As regras do serviço de etiqueta prata

Para cumprir com as regras do serviço de etiqueta prata, o colaborador deve respeitar alguns princípios. Existem procedimentos claros da etiqueta prata para diversas subcategorias da atividade de servir à mesa. Conheça os conceitos básicos neste artigo.

Fonte: PoloandTweed.com

Conheça a história do serviço de etiqueta prata:

Este serviço existe há centenas de anos, mas ao menos que você tenha frequentado restaurantes sofisticados, hotéis de luxo ou trabalhou com pessoas de alto poder aquisitivo, talvez você nunca experimentou os serviços de etiqueta prata. Historicamente, os britânicos da classe alta admiravam e respeitavam esse serviço, e isso ajudou a propagar esta gentileza para todo o globo.

O serviço de etiqueta prata é originário dos séculos 17 e 18. Nos domingos, a equipe de serviço das casas particulares podiam gozar de um dia de folga, então o mordomo era o responsável por servir pessoalmente a família e convidados. Este estilo de serviço tornou-se muito usado em restaurantes e hotéis de luxo nos dias atuais. Os colaboradores que desejam trabalhar em casas de luxo, hotéis 5 estrelas, restaurantes, chalés e iates de alta sofisticação, necessitam das habilidades deste serviço.

As regras básicas do serviço de etiqueta prata:

A principal característica deste serviço à mesa é a realização pelo lado esquerdo de quem está sendo servido. Na França, este estilo é conhecido como “servisse à l’Anglais”, ou serviço inglês. O convidado ou o principal são sempre servidos primeiro, e o serviço continua no sentido horário. Os pratos e taças são retirados pela direita, e as taças são dispostas em uma linha diagonal à direita, com o vinho branco sendo o primeiro da ordem e o copo de água logo após.

O serviço de etiqueta prata tende a ser mais fácil para os canhotos. O colaborador fica atrás do convidado, segurando e apoiando a louça com a mão esquerda e servindo a comida com a mão direita. Esta técnica exige muita prática e destreza, os colaboradores devem praticar sempre que possível a fim de manter essas habilidades atualizadas.

Conheça algumas regras adicionais do serviço de etiqueta prata:

  1. Pratos são entregues pela esquerda e retirados pela direita. Isso faz com o que o convidado se sinta menos enclausurado. Use a mão direita para retirar um prato sujo e a mão esquerda para entregar um prato novo. A única exceção para esta regra é o caso de ter um objeto no lado direito que obstrua a passagem, como uma taça de bebida de sobremesa ou até mesmo se o convidado estiver inclinado. Neste caso não perturbe o convidado, simplesmente remova os pratos pelo lado esquerdo.

  2. Taças de água e vinho devem permanecer na mesa durante toda a refeição, para que os convidados possam beber o que for de sua preferência. Apenas a taça de vinho de sobremesa é removida. Claro, se um convidado solicitar que outras taças sejam retiradas, faça isso. Lembre-se de sempre trocar a taça de vinho quando um convidado solicitar um novo tipo de uva.

  3. Jantares formais podem demorar entre 4 e 5 horas, dependendo da quantidade de pratos servidos.

  4. Tradicionalmente, o prato principal de um jantar formal é a carne vermelha. A peça deve ser acomodada em uma bandeja e apresentada ao anfitrião para inspeção, e ele indicará se o serviço pode ser iniciado. Em um hotel ou restaurante as bandejas não são apresentadas para o anfitrião, uma vez que o maître deve fazer a inspeção antes de iniciar o serviço.

  5. Se o serviço incluir vegetais aquosos, o prato deverá ter um guardanapo na base para absorver o excesso de líquido.

  6. Doces, chocolates ou frutas glaceadas podem ser apresentados em compoteiras e colocados sobre a mesa como parte da decoração.

  7. Quando estiver retirando a mesa, o colaborador deve ser silencioso, então nunca deve empilhar diversos pratos em uma bandeja ou carrinho. Carregue cada prato individualmente até a cozinha. No caso de grandes jantares, os pratos podem ser acomodados em um aparador e outro garçom irá movê-los até a cozinha.

  8. Antes da sobremesa, tudo que não for relevante para os pratos finais deve ser removido da mesa. Comece pelos itens maiores e trabalhe até os menores. Para acelerar este processo, você pode utilizar uma pequena bandeja.

  9. Limpar a mesa é fundamental antes da sobremesa. Fique à esquerda de cada convidado e com uma escova fina ou guardanapo dobrado, retire as migalhas depositando em um pequeno prato ou bandeja, logo abaixo da borda da mesa.

Dicas de etiqueta prata para o serviço completo:

  1. Faça contato visual quando for apropriado.

  2. Sorria.

  3. Sempre esteja bem apresentado.

  4. Seja paciente e permita que os convidados entrem e sentem, assim ficarão relaxados e sem necessidade de correr.

  5. Ofereça ajuda com o casaco.

  6. Seja discreto e profissional, e não se mostre animado com celebridades. Trate-os da mesma forma que os outros convidados.

  7. Se algum convidado lhe oferecer um aperto de mão, esteja pronto para fazê-lo. Se você estiver vestindo luvas, você deve removê-las antes do aperto de mão. Como regra geral, nunca ofereça um aperto de mão antes do convidado.

  8. Preste atenção: se perceber que um convidado precisa de ajuda, esteja pronto para dar suporte.

  9. Faça um serviço agradável e sua tarefa de forma natural, não forçando interações.

  10. Faça leitura corporal. Se um convidado está nervoso ou chateado, tente relaxá-lo proporcionando um serviço profissional.

  11. Quando os convidados forem embora, sorria, agradeça e ajude-os com o casaco.

  12. Ofereça para acompanhá-los até o veículo quando for apropriado.

Share on Facebook
Share on Twitter
Curtir
Please reload

Destaques

Pós-venda: o retorno do cliente pode ser uma oportunidade de ouro.

01.06.2017

1/1
Please reload

Recentes