A importância da aparência dos uniformes no segmento hoteleiro

27 Feb 2018

Fonte: Nelson Pereira, Renardresources.com

Se você atua no segmento hoteleiro, já sabe o quão determinante é a imagem da sua marca. A imagem faz parte dos serviços oferecidos para os seus clientes, então optar pela roupa correta é um fator importante. As redes hoteleiras devem investir muito tempo e empenho na escolha de uniformes, sempre pensando que isso pode gerar grande impacto na marca como um todo e na forma como ela é percebida.

Mesmo os pequenos detalhes como cartela de cores, tecido e modelagem, são fatores determinantes que irão refletir a identidade da marca. Um uniforme casual, como uma simples camiseta e calça, transmite a ideia de uma marca tranquila e relaxada, e que provavelmente não ofereça experiências luxuosas e serviços de alto padrão, quando comparada a um hotel onde a equipe está vestida com uniforme formal e sofisticado, transmitindo uma imagem de luxo e valor agregado.

Os hotéis clássicos, como o Dorchester, usam uniformes tradicionais: terno clássico de cor escura com casaca na altura do joelho e sapatos convencionais. Isso reflete a abordagem clássica e elegante que o hotel oferece em seus serviços. O Hotel 45 Park Lane, que faz parte da rede de Hotéis Dorcester Collection, atrai uma clientela mais dinâmica e moderna. Com um interior luxuoso e contemporâneo, o uniforme do staff precisa refletir isso, e por isso foram redesenhados para ornar com o estilo moderno do hotel. O resultado final da equipe de recepção foi uma túnica longa e moderna, com toques de cor introduzidos através de acessórios. Este conceito minimalista reflete a identidade da marca do hotel – interior luxuoso, porém minimalista, acompanhado de um serviço moderno, vibrante e criativo. Já o Rosewood Hotel é um local moderno com ambiente gentil, e os uniformes refletem isso: as mulheres vestem blazers de seda de lã fina, representando o estilo e luxo oferecidos.

Designers que optam pelo estilo vintage para uniformes, utilizando materiais como tartan e tweed, estão refletindo a tradição e raízes de uma marca. Esse estilo de uniforme reflete um sentimento de orgulho britânico, descontraído e com toque criativo.

O hotel W London, localizado na Leicester Square, tem um uniforme bem diferenciado: a equipe veste uma roupa com luzes de LED, inspirada nas batidas da música e alta tecnologia, influenciada pelo sistema de tecnologia do hotel: quartos e salas sem chave, que são abertos através de smartphones e Apple Watch.

Os uniformes ainda podem atuar como formas gratuitas de publicidade, utilizando cores e ícones para representar a identidade visual da marca. Toda interação de um membro da equipe com um hóspede é uma oportunidade para uma exposição adicional da marca, transformando o uniforme em uma propaganda móvel.

Outro fator importante sobre uniformes é a exclusividade que eles fornecem. Ao fornecer uniformes para uma equipe, a marca está mostrando que todos são igualmente importantes, criando unificação e consistência dentro da empresa. Os funcionários ficam orgulhosos de serem reconhecidos como parte de uma equipe seleta. Quando gerentes e funcionários se sentem conectados à empresa, eles mostram maiores níveis de fidelidade e compromisso, resultando em melhores conexões com os clientes.

Portanto, é indiscutível que um uniforme revele muito sobre um hotel – é mais do que apenas um conjunto de roupas, tem o poder de comunicar uma imagem de profissionalismo e confiabilidade, influenciando a expectativa dos clientes.
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Curtir
Please reload

Destaques

Pós-venda: o retorno do cliente pode ser uma oportunidade de ouro.

01.06.2017

1/1
Please reload

Recentes