História das Marcas: Fasano

5 Sep 2019

 

No Centro Histórico de São Paulo, mais especificamente na Praça Antônio Prado, Vittorio Fasano inaugurou a Brasserie Paulista no ano de 1902. Vittorio era o patriarca de uma família tradicional de Milão, na Itália, não se sabe muito sobre os detalhes de sua vida, mas após seu falecimento, seu filho mais novo Ruggero regressou à Itália para completar os estudos em uma escola conceituada de Moncalieri. Ele retornou ao Brasil já adulto no ano de 1937 para assumir o legado da gastronomia deixado por seu pai, reinaugurando o restaurante em outro endereço e com outro nome: Restaurante Fasano na Rua Vieira de Carvalho.

 

Seguindo a linha de crescimento da cidade, o negócio foi expandido e inaugurado em outros endereços, sendo a Confeitaria Fasano, na famosa Rua Barão de Itapetininga, um dos locais mais concorridos pela alta sociedade para o ritual do chá da tarde.

 

Na década de 50, o restaurante voltou as origens e reabriu as portas localizado em seu primeiro endereço levando o nome de Brasserie Paulista. Na década seguinte, foi a vez do Conjunto Nacional, empreendimento imobiliário situado em um dos principais cartões postais da cidade – Avenida Paulista – receber o restaurante, com direito a jardim de inverno e casa de espetáculos como meio de entretenimento aos clientes do restaurante. O local foi palco de festas de formatura e atrações internacionais.

 

Nos anos 80, a quarta geração da família Fasano assumiu os negócios e abriram uma nova unidade no Shopping Eldorado, sob a direção de Fabrizio e Rogério Fasano. A época marcou a expansão do requinte gastronômico da cidade, graças ao paladar do público o qual ficou mais exigente com o decorrer do tempo. Rogério nutria planos de estudar Cinema, mas por ter forte ligação sentimental com o avô Fabrizio, acabou por deixar essa ideia de lado continuando a atuar no ramo da família. Um novo Restaurante Fasano foi inaugurado, dessa vez mais requintado e intimista na Rua Amauri. Três anos depois, houve a transferência da casa para a Rua Haddock Lobo, com uma arquitetura mais ambiciosa que a anterior e buscando fazer jus ao nome de melhor gastronomia da cidade.

Já em 2003, um novo desafio foi lançado pela família Fasano: a abertura do Hotel Fasano São Paulo junto com o já tradicional restaurante, na Rua Vittorio Fasano. O hotel era um dos sonhos de Rogério, que prosseguiu ampliando a rede para outros locais como: Rio de Janeiro, Porto Feliz, Belo Horizonte, Salvador, e após fusão com o poderoso grupo JHSF em 2007, veio o primeiro Hotel Fasano internacional em Punta Del Este, no Uruguai. Consagrando assim, o Grupo Fasano no segmento da hotelaria de Luxo.

 

Visando a ampliação do mercado, foram inaugurados bares, bistrôs, e até mesmo uma unidade especializada em sanduíches.

 

Os Hotéis

O conceito de “experiências” vem sendo muito trabalhado e aperfeiçoado cada vez mais no segmento do luxo, e a rede Fasano não está fora da lista de marcas que se empenham para oferecer as melhores experiências e vivências para seus hóspedes e clientes.

Todos os hotéis oferecem algum tipo de pacote com experiência que pode ser incluído na estadia dos hóspedes. O mais popular (e que pode ser encontrado em todos, com exceção do Punta Del Este) é o Pacote Romântico, produzido especialmente para casais que desejam vivenciar uma experiência romântica com direito a serviços e amenidades exclusivos, como por exemplo pétalas de rosa sobre a cama, café da manhã servido no apartamento, decoração especial com velas, joia com design exclusivo para o hotel, garrafa de espumante, morangos selecionados, e late check-out.

 

Já para os apaixonados por esportes e natureza, encontramos outras opções no Hotel Fasano Angra dos Reis: campos de golfe com grau de dificuldades que vai do iniciante ao profissional; trilhas para todos os públicos acompanhados de um guia o qual explora a fauna e flora da região; e passeios náuticos exclusivos e personalizados, já que é o próprio hospede que organiza o roteiro e pode alterá-lo de acordo com suas preferências.

 

Quem deseja tirar um tempo para se cuidar e relaxar, deve procurar o Fasano Salvador ou o Fasano Boa Vista, unidades que oferecem o Pacote Spa. Nesse pacote estão inclusos banhos aromáticos no apartamento do hóspede, early e late check-in/out, ritual relaxante, terapias especiais, degustação de sucos e frutas tropicais, tratamento para os pés, e outras opções mediante disponibilidade.

 

Se a intenção é explorar a culinária tradicional oferecida pelo Fasano, existem os Pacotes Piquenique e Culinária. No “Culinária” são oferecidas aulas interativas com um dos chefs do restaurante. Já no pacote “Piquenique”, o concierge indica locais propícios e agradáveis para a atividade, e uma cesta com frutas, bolos e pães sofisticados e artesanais.

 

 

Os restaurantes e bares

Baretto

Considerado como o melhor bar de hotel, a filial Baretto tem unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Com clima de pub, o cardápio oferece pratos leves, coquetéis premiados, e atrações que vão de Dj’s a artistas nacionais e internacionais, com shows de jazz, rock e MPB

 

Marea

Primeiro quiosque de extensão do hotel situado na orla da praia de Ipanema, une gastronomia sofisticada ao descontraído estilo de vida carioca.

 

Fasano Al Mare

Localizado no lobby do Hotel Fasano Rio de janeiro, apresenta culinária mediterrânea com foco em peixes e frutos do mar

 

Fasano Angra dos Reis

Com clima descontraído e pé na areia, seu menu é dedicado às massas leves, sanduíches e frutos do mar.

 

Crudo

Inaugurado também especialmente para o hotel Fasano Angra dos Reis, esse restaurante tem em seu cardápio peixes e frutos do mar sazonais elaborados de forma sofisticada

 

Nonno Ruggero

Situado no primeiro andar do Hotel Fasano São Paulo e durante o almoço oferece um bufê de saladas, antepastos e massas quentes.

 

Fasanos São Paulo, Salvador, Punta Del Este, Fazenda Boa Vista

Com cardápios similares, trazem o reconhecimento e tradição da alta gastronomia italiana. Um ponto muito interessante, pitoresco e personalizado do Fasano Boa Vista é que sua equipe colhe diariamente as frutas e legumes que serão utilizadas no restaurante da própria fazenda. O de Punta Del Este foi o primeiro estabelecimento Fasano a ser inaugurado fora do Brasil e por enquanto o único, embora exista um plano de expansão da rede.

 

Trattoria

Situado em Punta Del Este também e denominado Fasano Las Piedras, possui ambiente informal e abre diariamente para o café da manhã o qual é servido no próprio hotel. Já a unidade do Itaim Bibi, apresenta receitas clássicas do sul da Itália em um ambiente sofisticado.

 

Parigi

Com o restaurante Parigi e o Bistrô Parigi, apresenta no menu pratos tradicionais da cultura italiana e francesa.  Exclusivamente no Bistrô os clientes podem apreciar a seleção de livros e garrafas de vinho especiais.

 

Gero

Com a proposta de abrir um restaurante mais informal do que o sofisticado Fasano, surgiu o Gero com endereços em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, essa cadeia de restaurantes é focado  na culinária tradicional italiana, mas utilizando técnicas contemporâneas de  preparo. O Gero Panini é uma unidade dedicada especialmente a sanduíches e pães italianos.

 

 

A curiosidade das sardinhas

Na cultura brasileira, o peixe sardinha é um alimento popular e sem requinte algum, mas o que nem todos imaginam é que na Europa a sardinha é considerada uma carne nobre, principalmente pela quantidade de proteínas e ômega 3 que possui.

 

Devido a popularização da sardinha no Brasil, os chefs da alta gastronomia costumam menosprezar esse ingrediente e exclui-lo do preparo dos pratos mais finos, mas Rogério Fasano se diferenciou da maioria., demonstrando apreço pelo peixe e desde meados de 2015 decidiu incorporar a sardinha como ingrediente de um dos pratos memoráveis do Restaurante Gero, o Spaghetti com sardelle alla siciliana. A massa tem como acompanhamento tomates-cereja, a sardinha preparada sem cauda e sem cabeça, e farofa de migalhas de torrada para dar um toque crocante à iguaria. 

 

 

Fontes: Fasano Oficial, Forbes

Imagens: reprodução de Fasano Oficial

Share on Facebook
Share on Twitter
Curtir
Please reload

Destaques

Pós-venda: o retorno do cliente pode ser uma oportunidade de ouro.

01.06.2017

1/1
Please reload

Recentes