História das Marcas: Ferrari

8 Aug 2019

 

A história oficial da marca começou em 1947, com a produção do modelo 125 S. A inauguração do modelo foi marcada por sua passagem através dos portões históricos da Fábrica Maranello, na Via Abetone Inferiore, província de Módena na Itália.

 

Nascido em 18 de fevereiro de 1898, Enzo Ferrari nos deixou em 14 de agosto de 1988. Durante toda sua vida, manteve avida paixão pelos carros de corrida especialmente após ver um circuito em Bolonha quando contava com dez anos de idade. Em 1924, tornou-se chefe de equipe na Alfa Romeo. No ano de 1938, ele foi nomeado Head da Alfa Romeo, entretanto deixou o emprego no ano seguinte para iniciar a construção da Auto Via, nas antigas dependências da Scuderia.

 

A Empresa

 

Em 2013, foi fabricada a LaFerrari. Primeiro supercarro híbrido, este modelo tem motor 6.3 V12 que gera 800 c.v. e que trabalha junto de um motor elétrico que rende mais 163 cv.

O êxito nas pistas também rendeu lucros na venda dos carros da marca que só crescem com o passar dos anos.

​Em 2015 a história da Ferrari se faz novamente marcante quando  a empresa se tornou uma companhia de capital aberto na bolsa de valores e não para de mirar o futuro, mas sem jamais esquecer o espírito e os ensinamentos de Enzo.

Desde sua fundação, a Ferrari lançou cerca de 70 modelos, continua sendo considerada a marca favorita entre o seleto público de luxo.  

 

A Marca

 

O logotipo da Ferrari com o seu icônico cavalo empinando simboliza luxo, exclusividade, performance, design e qualidade. A imagem da marca foi construída durante décadas de sucesso nos esportes automobilísticos, servindo hoje de inspiração para milhões de entusiastas.

 

Como apoio e agradecimento aos clientes e fãs, a marca organiza várias inciativas em todo o mundo, e assina collabs para desenvolver produtos exclusivos, além da criação de museus e parques temáticos.

 

 Fundada em 2009, a Escola da Ferrari está aberta para todos seus funcionários, a fim de treiná-los e desenvolver suas habilidades técnicas para que venham a se tornar especialistas no futuro. Contando com o ensinamento de funcionários seniores para com a nova geração, dessa forma a Ferrari consegue manter o alto padrão nas técnicas empregadas em seus produtos.

 

Responsabilidade socioambiental

 

A Ferrari sempre colocou as pessoas e sua paixão pelo automobilismo no centro de todos os seus processos, começando pelos próprios funcionários, passando para suas famílias e chegando na comunidade no geral.

 

Em 1990 lançaram o programa “Formula Uomo” que prossegue ativo atualmente e consiste no investimento de pesquisas e na implantação de tecnologias que melhoram a segurança e qualidade de vida nas fábricas. No quesito ambiental, a marca conseguiu reduzir a emissão de poluentes de seus carros e do processo de produção deles, implantando padrões de acordo com normas e leis ambientais, além do uso de fontes renováveis para suprir necessidades energéticas.

 

Os icônicos carros da marca

 

Com a fundação de sua nova empresa, Enzo Ferrari projetou um carro esportivo: o modelo Spider movido por um motor de 8 cilindros e 1500 c.c, ao qual nomeou de 815 e foram construídos apenas dois exemplares. 

 

Em 1969, já com o nome de Ferrari SpA, a família Ferrari decide vender 50% das ações para a Fiat, que atualmente detém 90% das ações da fabricante de luxo. Após um período difícil na década de 60, nos anos70 a Ferrari voltou a comandar a Fórmula 1 com seu competitivo modelo 312 B de motor V12.

 

Lançado em 1987, o modelo Ferrari F40 foi produzido em comemoração aos 40 anos de existência da Ferrari, equipado com motor V8 de 2,9 litros de 478 c.v. de potência. O desenho foi desenvolvido pelo estúdio Pininfarina e a construção usa materiais como kevlar e fibra de carbono, para garantir a leveza. Considerado um dos mais emblemáticos superesportivos já construídos, a F40 é um carro difícil de ser encontrado no mercado atualmente.

 

Nos anos 90 a equipe reviveu a sua época de ouro cujo auge foi o vice-campeonato de Michael Schumacher comandando uma Ferrari. A partir daí a equipe se torna quase imbatível nas pistas de todos os circuitos mundiais e podemos dizer que o auge da carreira de um piloto é entrar para a Scuderia Ferrari. 

 

O ano de 2002, foi marcado pelo lançamento do carro Ferrari Enzo, homenageando seu fundador. Teve cerca de 400 unidades produzidas por todo o mundo. O modelo de dois lugares era movido por um motor 6.0 V12 de 660 cv.

A Ferrari FF, é a primeira Ferrari a contar com tração nas quatro rodas, desenvolvida completamente pela fabricante italiana. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima 335 km/h.

 

Ferrari 330 GT que pertenceu ao John Lennon.

 

 

 

Fonte: site Ferrari Oficial

Imagens: Reprodução de Ferrari; Noticias ao Minuto

Share on Facebook
Share on Twitter
Curtir
Please reload

Destaques

Pós-venda: o retorno do cliente pode ser uma oportunidade de ouro.

01.06.2017

1/1
Please reload

Recentes