• Instituto do Luxo

Sustentabilidade: Adidas vendeu 1 milhão de pares de tênis feitos com plástico reciclado do oceano e


A gigante dos esportes revelou que vendeu mais de um milhão de pares de tênis feitos a partir de material plástico reciclado dos oceanos.

Fonte: Edie Newsroom, Edie.net

A Adidas revelou que ultrapassou a meta estabelecida em novembro de 2016: produzir e vender um milhão de pares de tênis feitos com plástico recuperado do oceano. Uma média de 11 garrafas plásticas são usadas para cada par de tênis e o material é utilizado em cadarços e solados.

A Adidas utiliza lixo marinho provenientes das operações de limpeza feitas pela Parley, localizadas nas Maldivas e em mil ilhas de corais na costa oeste da índia. A marca havia revelado este projeto na assembléia da ONU de 2015, em Nova York.

Em 2016 apenas 50 protótipos de plástico estavam disponíveis, mas foram impulsionados para 7.000 uma vez que a parceria entre Adidas e Parley estava ganhando força. A meta de 1 milhão de pares utiliza pelo menos 11 milhões de garrafas plásticas recuperadas das áreas costeiras. Os tênis consiste em 95% de plástico oceânico e 5% de poliéster também reciclado.

A estratégia da Parley pede que as empresas evitem, interceptem e reformulem os processos para acabar com a poluição plástica em ambientes marinhos. A Adidas também empregou alguns resíduos coletados do oceano em vários produtos de futebol para os times Real Madrid e Bayern de Munique.

Parceiros da Parley:

A Adidas não é a única empresa a fazer parceria com a Parley para combater o lixo oceânico. A marca de cerveja mexicana Corona está trabalhando com a organização para proteger 100 ilhas contra o aumento da poluição por plástico marinho até 2020. As ilhas estão localizadas em regiões próximas ao México, Maldivas, Austrália, Chile, Itália e República Dominicana.

Em 2017 a designer de Moda Stella McCartney anunciou uma colaboração com a Parley, para ajudar a combater a crescente poluição plástica nos oceanos. Atualmente a designer atua como Embaixadora da empresa.

Embora vários varejistas estejam trabalhando para reduzir a necessidade de plástico na indústria, empresas como HP e Adidas estão trabalhando para criar uso para o grande volume de plástico. A questão se tornou tão preocupante que a Fundação Ellen MacArthur estima que em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano.

#sustentabilidade

60 visualizações

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.