• Instituto do Luxo

Radar do Luxo: Luxo no cinema


A moda e o cinema estão interligados desde o século passado. Os grandes estilistas da alta costura buscam inspirações no universo cinematográfico, e os cineastas procuram as marcas de luxo para produzir o figurino - muitas vezes exclusivo, mas tambem com peças já icônicas - para seus personagens. Listamos 4 filmes que apresentam essa parceria secular entre o universo do luxo e o cinema:


1- Cruella

O filme Cruella, que estreou no começo de junho, conta a história da vilã do clássico filme da Disney, 101 Dálmatas. A jovem vigarista, interpretada por Emma Stone, está determinada a deixar sua marca no mundo fashion londrino em 1970. A alta moda desempenha um papel super importante no desenvolvimento do enredo. O longa-metragem apresenta grandes maisons como Louis Vuitton, jóias De Beers e óculos Tom Davies. A peça chave de Cruella é uma bolsa Louis Vuitton Capucines, fazendo uma alusão ao fato de que fora das telas, a atriz é embaixadora da maison francesa.


2- Space Jam: um novo legado

A WarnerMedia, produtora do filme, fez uma parceria com a lenda do basquete LeBron James, para reviver o clássico Space Jam, que antes era estrelado por Michael Jordan. Com estreia prevista para julho, o filme oferece um estudo de caso de como Hollywood conta com a parceria de diversas marcas para gerar entretenimento. Serão mais de 200 marcas envolvidas, entre elas, Tommy Hilfiger e Nike.

3- A Bela da Tarde

No clássico de 1967, A Bela da Tarde, a maison Yves Saint Laurent vestiu de forma perfeita a personagem Séverine Serizy, interpretada por Catherine Deneuve. O filme conta a história de uma dona de casa rica e infeliz que passa as tardes trabalhando como acompanhante. Catherine Deneuve vestia túnicas negras, chapéus pillbox, e fascinantes casacos de couro, lã e vinil preto. Apesar de clássico, o longa-metragem tem aspectos muito atuais do universo da moda.

4- Romeu e Julieta

Na releitura de 1996 da obra icônica e trágica de Shakespeare, maisons famosas contribuíram para dar vida aos personagens. No filme, o clã Capuleto, família da personagem principal Julieta, foi vestido pela famosa Dolce & Gabbana. Prada foi escolhida para estilizar Leonardo DiCaprio, que atuou como o charmoso Romeu.