• Instituto do Luxo

Qual o segredo da autenticidade presente nas marcas de luxo?


Ao pesquisarmos no Google a palavra "autenticidade" nos deparamos com a seguinte definição: [...] a certeza de que um objeto provém das fontes anunciadas e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo. Mas como essa palavra se aplica às marcas de luxo, sejam elas de bens ou serviços?

Marcas autênticas são aquelas que vivem de acordo com seu DNA, seus propósitos e seus valores. Isso implica desde o savoir-faire até a comunicação do Marketing, sem esquecer do envolvimento e postura de todos os colaboradores, os quais devem estar totalmente alinhados entre si.


Somos bombardeados por anúncios e publicidade a todo momento. As estratégias utilizadas para a comunicação são infinitas, e assim, se destacam as marcas que se comunicam de acordo com sua essência acabam por alcançar um destaque. Em um estudo desenvolvido pela Stackla – agência focada em marketing de conteúdo – no ano de 2018, cerca de 86% dos consumidores entrevistados afirmaram que a autenticidade da marca é um fator importantíssimo na criação de elos emocionais com elas.

Algumas marcas acabam se perdendo no caminho entre a autenticidade e a possibilidade do aumento dos lucros. Claro que a maximização de lucros é o objetivo dessas organizações, mas elas não devem ser movidas apenas por isso. Se um dos objetivos da marca é manter a autenticidade de maneira mais duradoura, talvez em alguns momentos seja necessário renunciar a lucros maiores a fim de preservar o DNA da marca.

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.