• Instituto do Luxo

Os 3 novos desafios do Mercado de Luxo


Com a retomada da economia, o mercado de luxo - assim como outros mercados - precisam se preparar e ampliar suas estratégias de vendas. O portal Luxury Daily listou três possíveis novos desafios e seu impacto no luxo, confira a seguir:


1) Comprando menos, comprando melhor

Após o "revenge spending" agora o mercado se depara com o "survival trade", nome escolhido para representar o atual momento em que os consumidores de luxo estão investindo mais em bens do varejo e descentralizando outras compras de serviços.


2) ESG

Sigla em inglês para " environmental, social and governance issues", as questões ambientais, sociais e políticas são um desafio e tanto para as marcas de luxo. Esses apontamentos estão sendo utilizados como seletivos para decidir qual marca o consumidor compra. A marca X testa em animais, enquanto a Y já declarou repúdio à prática, qual terá a preferência do consumidor? E se o CEO da marca Z declarar que apoia o presidente do partido político A, isso afetaria positivamente ou negativamente sua marca? Todas essas questões devem ser muito bem analisadas e refletidas antes de vir à público.


3) Zeitgeist

Zeitgeist é um termo alemão utilizado para representar a atmosfera intelectual e cultural do mundo em uma determinada época. Erwan Rambourg - autor de Future Luxe e ex-gerente de marketing de marcas do grupo LVMH e Richemont - afirma que a missão do mercado de luxo agora é retomar esse Zeitgeist, de forma que recuperem sua identidade clássica que foi claramente abalada pela pandemia, desde suas campanhas publicitárias até alguns designs  

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.