• Instituto do Luxo

Neuromarketing: qual a influência sobre o consumidor de luxo?


De qual forma o neuromarketing afeta o comportamento dos consumidores? E sua influência sobre os diferenciados consumidores de luxo? Entenda como funciona a neurociência aplicada ao marketing.

Centrado no ser humano, o neuromarketing estuda o comportamento do consumidor baseado na forma como o nosso cérebro processa as informações recebidas e canaliza em impactos emocionais.

Caminhando com a neurociência e a tecnologia, a cada momento temos novas descobertas sobre o neuromarketing, de modo que empreendedores precisam de atualização constantemente para aplicar as técnicas em seus negócios e conquistar cada vez mais clientes e conversões.

Até meados do século XX, os estudiosos da economia acreditaram que as decisões de compra são tomadas de forma racional. Com o passar do tempo, surgiram questionamentos sobre essa teoria, e o sociólogo Pierre Bourdieu (França, 1930 - 2002) foi um dos pioneiros a argumentar que as compras não são apenas ações racionais, mas que mesmo durante uma análise prolongada e balanceada sobre a compra, o sistema nervoso humano reage com emoções.

A alta costura é um bom nicho para ilustrar como o neuromarketing influencia o consumidor: provadores amplos e confortáveis, iluminação e visual merchandising planejados, aromas particulares que remetem diretamente à marca, playlists com músicas personalizadas para o perfil de cliente, disponibilização de materiais de entretenimento, e outras ações que são executadas para atingir diretamente as emoções dos clientes e assim aumentar o valor percebido pelo mesmo.

O consumo de luxo está diretamente ligado ao emocional, já que existe o sentimento de recompensa ao adquirir um bem valioso, seja para si mesmo ou para terceiros.

Por parte das marcas, ainda há certa preocupação em revelar estudos e pesquisas, pois temem que os consumidores se sintam incomodados pela influência subliminar a que são expostos. Entretanto, sabe-se que desde 2002 - quando o termo "neuromarketing" se tornou oficial através do professor Ale Smidts, da RSM - as marcas de bens e serviços de luxo estão investindo cada vez mais em profissionais especializados no assunto para reformular seus pontos de venda, design de produtos e projetar estratégias de marketing.


Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto e ter insights sobre como aplicar no seu negócio, recomendamos o vídeo abaixo: https://bit.ly/2YgpUER

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.