• Instituto do Luxo

História das Marcas: Versace


Gianni Versace nasceu em Reggio Calábria, uma cidade considerada de baixo desenvolvimento financeiro na Itália. Sua paixão pela moda começou ainda jovem, no ateliê de costura que sua mãe possuía: ele a ajudava na costura e desenho das peças.

Aos 25 anos, Gianni teve sua grande chance: o dono de uma confecção solicitou que ele criasse uma coleção que seria produzida em Milão. Com isso, Gianni mudou-se para o epicentro da alta costura italiana, Milão. Por lá, ele começou a ser cada vez mais requisitado para criar coleções, principalmente para Complice, marcas para a qual trabalhou até 1978, ano em que finalmente fundou a icônica Versace, junto com seus irmãos Santo e Donatella Versace.

A coleção escolhida para lançamento da marca foi a Gianne Versace Donna, voltada para o público feminino, exposta em uma galeria de arte em Milão. Em seguida foi a vez da coleção masculina, lançada na própria loja da marca.

Gianni ficou conhecido também por envolvimento em algumas polemicas, como a declaração de que "Armani vestia as esposas e Versace vestia as amantes". Seu estilo de criação era inconfundível: cortes excepcionais, cores vibrantes, mescla de tecidos de seda e couro, estampas com metais aplicados e outras extravagâncias contribuíram para que sua marca pudesse ser identificada facilmente e ganhasse o coração da elite.

E por falar em elite, uma de suas clientes mais fiéis (e amiga também) foi a Princesa Diana, que apesar do estilo mais sóbrio e discreto, se encantou pela marca. As icônicas peças da Versace também eram vistas frequentemente em balés, espetáculos e teatros.

Em 15 de julho de 1997, o mundo da moda perdeu um de seus maiores estilistas. Gianni foi assassinado em frente a sua mansão. O futuro da marca foi abalado, mas logo Donatella Versace - irmã de Gianni - assumiu a direção e deu continuidade ao império do irmão.

Desde então, Donatella ampliou muito a marca e criou desde linhas de perfumes e maquiagens até mesmo um luxuoso hotel na Austrália, o Palazzo Versace.

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.