• Instituto do Luxo

História das Marcas: Valentino


O musical Ziegfeld Girl - A vida é um teatro, dirigido por Robert Z. Leonard em 1941, foi a inspiração que levou Valentino Clemente Ludovico Garavani a ser um dos maiores estilistas da alta costura: após ver o filme pela primeira vez, aos 9 anos, Valentino decidiu que desenharia vestidos glamourosos para mulheres tão elegantes quanto as protagonistas do filme.


Já em sua adolescência, visitou Barcelona e durante o passeio deslumbrou-se com o vestido de uma mulher que cruzou seu caminho. Ele era longo e apresentava um vermelho vivo e extremamente sensual. Valentino se apaixonou pela cor - mais tarde, esta acabou por virar sua marca no mundo da moda: o Valentino Red.


Seus estudos foram dedicados à arte da moda, em uma das principais instituições parisienses, a École Des Beaux-Arts, local onde teve a oportunidade de ser aprendiz de grandes nomes da moda de alta costura como  por exemplo Cristóbal Balenciaga.


Em 1960, um ano após seu retorno à Roma e abertura de seu estúdio, Valentino conheceu Giancarlo Giametti, com quem formou parceria de negócios e de vida.


Oficialmente, sua maison foi lançada em 1962, na Florença, já iniciando com inúmeros pedidos de design e críticas extremamente positivas no mundo da moda, facilitando que sua clientela fosse cada vez mais refinada. Entre as principais clientes, estava Jackie O., a ex-primeira dama, viúva do 35º presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. A amizade entre eles era forte, e Valentino foi o escolhido para desenhar os modelos de momentos marcantes de sua vida, como o período de luto após o assassinato de Kennedy, e anos depois o vestido de noiva de seu segundo casamento com Aristotle Onassis.


Em 2007, Valentino se aposentou e desde então quem é responsável pela direção artística da marca é Pier Paolo Piccioli, estilista que tem como bagagem profissional trabalhos em outras marcas famosas, como por exemplo a Fendi. Elogiado por Valentino e pelos consumidores, Pier consegue manter-se fiel ao legado e DNA da marca construídos por Valentino.


Foto: reprodução de Viva Bem a Vida.

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.