• Instituto do Luxo

História das Marcas: Rimowa


Rimowa é uma marca alemã líder mundial em malas e bagagens de luxo,sinônimo de extrema elegância e tradição, a marca fabrica malas de forma exclusiva a partir de duas matérias-primas: alumínio e policarbonato.


A marca nasceu na Alemanha, em 1898, quando Paul Morszeck fundou a empresa Kofferfabrik Paul Morszeck, na cidade de Colônia, que fabricava malas e baús artesanais de madeira e couro, a fim de serem usados em longas viagens de navio. Desde aquela época, uma das principais preocupações da empresa era reduzir o peso das bagagens e torná-las mais práticas.

Em 1937, quando Richard Morszeck, filho do fundador, tomou posse da empresa, os negócios começaram a crescer de forma notável. Após um incêndio na fábrica, percebeu que as únicas peças que haviam sobrevivido eram as placas de alumínio. Assim decidiu inovar e produzir as primeiras malas do mundo feitas de alumínio, com o objetivo de torná-las mais leves e aumentar a durabilidade da peça..


Em 1950, foi lançada comercialmente a primeira mala feita por folhas de alumínio e que apresentava um design inovador: , com laterais reforçadas de alumínio com ranhuras, e os icônicos grooves, que se tornaram a marca registrada da Rimowa. A mala foi inspirada na aeronave Junker F13, já que Richard acreditava que se o avião era resistente à umidade do ar e às variações de temperatura, uma mala com o mesmo material e desenho teria o mesmo sucesso.


As malas de alumínio da grife eram altamente resistentes às condições meteorológicas. Neste momento surgiu a palavra RIMOWA: formada pelas sílabas iniciais do nome do idealizador das malas Richard Morszeck, acrescidas de “wa”, iniciais de Warenzeichen que significa “marca registrada” em alemão.


Até os dias de hoje, a marca continua implantando seu savoir-faire e storytelling em suas malas, sempre inovando, porém sem perder os traços característicos da grife, o design inconfundível e a promessa de altíssima qualidade. Rimowa, possui diversos modelos de mala que seguem sempre a mesma abordagem e tradição, e assim, é líder no mercado de bagagens de luxo.