• Instituto do Luxo

História das marcas: Pinarello


Uma das mais consagradas fabricantes de bicicletas se tornou aquisição do grupo LVMH em meados de dezembro de 2016: a italiana Pinarello.


Voltando no tempo, em 10 de julho de 1922, chegamos ao nascimento de Giovanni Pinarello, o oitavo de doze filhos da família Pinarello. Seu amor pelo ciclismo se revelou

desde tenra idade, e aos 20 anos ele já havia sido campeão de aproximadamente 60 corridas do esporte.


Em 1942, ele chegou a vencer a famosa corrida Popolarissima, em Treviso, corrida essa que confere o título de atleta profissional aos campeões.


Já em 1953, Giovanni abriu sua oficina em Catena di Villorba, na província de Treviso.

Assim se iniciou a história da grande marca de bicicletas italianas. No começo, a produção

era totalmente artesanal, em um galpão simples com poucos recursos e praticamente nenhuma tecnologia. Todos os esforços passaram a valer a pena quando em 1961, uma das bicicletas da marca se tornou campeã conduzida por Guido de Rosso no Tour de l'Avenir, uma competição ciclista na França.


Os anos passaram e as bicicletas Pinarello ganharam cada vez mais os holofotes em

competições, contribuindo para que se tornassem um objeto de desejo entre os amantes das duas rodas. Em 1984, foi a vez de um dos modelos brilhar nas Olimpíadas, conduzida pelo americano Alexi Grewall, na cidade de Los Angeles.


No final da década de 80, a oficina da Pinarello em pouco lembrava o pequeno galpão de sua origem. Diversos modelos foram lançados, com funcionalidades diferentes, histórias diferentes e estética característica da marca.


Avançando no tempo, já em 2014, aos 92 anos Giovanni Pinarello faleceu vítima de um ataque cardíaco. Os herdeiros não tinham interesse em prosseguir o negócio da família, o que fez com que a marca entrasse no radar do conglomerado de luxo LVMH. Após negociações, em dezembro de 2016, a marca passou oficialmente a integrar o grupo de luxo francês, passando pelas ampliações e inaugurações de boutiques com a cara do

conglomerado.

O Instituto do Luxo é uma consultoria especializada em treinamentos e capacitação de pessoas para o mercado de alto padrão. Aplicamos as estratégias do luxo para que sua marca entregue ainda mais valor ao seu cliente. Além disso, temos também a Boutique Digital, uma agência de marketing digital diferenciada que segue as estratégias do marketing de luxo. Conheça nossos serviços aqui