• Instituto do Luxo

História das Marcas: Oscar de La Renta


história das marcas: oscar de la renta

Um dos poucos estilistas latinos, e um dos principais do mundo da alta costura, Oscar de La Renta nasceu na República Dominicana, em uma família influente do país. Aos 17 anos, foi para a Espanha estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando. Cursou pintura por um tempo, mas logo percebeu que sua vocação estava para a moda, passando assim a cursar o superior do assunto.


Sua ascensão profissional veio em 1956, após desenhar um vestido para a filha do embaixador espanhol nos EUA, que ganhou a capa de uma conceituada revista de moda. Pouco tempo depois, o icônico Cristóbal Balenciaga contratou Oscar de La Renta como seu assistente. Nos anos seguintes recebeu propostas de Christian Dior, Antonio Castillo e Elizabeth Arden.


Em 1965, em parceria com Jane Derby, lançou sua própria marca. A principal inspiração de Oscar era a mulher. Ele admirava as formas do corpo, a força interior e toda a confiança e delicadeza que ele enxergava nas mulheres. Suas criações pareciam ter saído de um livro de contos de fadas, e seu maior propósito era criar peças que fizessem as mulheres se sentirem lindas. Apesar de pertencer ao mercado da alta costura, Oscar acreditava que para estar bem vestido não se fazia necessário roupas caras, bastava ter equilíbrio e bom senso.


A sócia de Oscar , Jane Derby, faleceu dois anos após a inauguração da marca, deixando tudo sob os cuidados de Oscar, que seguiu como diretor criativo da maison até 2014, quando passou o legado para Peter Copping. Oscar já estava com a saúde debilitada, mas participou ativamente da decisão e escolha de seu sucessor.


Em outubro de 2014, Oscar de La Renta faleceu mas sua marca segue inovando nas estratégias de marketing e mantendo o DNA.

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.