• Instituto do Luxo

História das Marcas: McLaren


A história da marca McLaren nasce junto com o nobre sucesso de seu fundador: Bruce McLaren. Bruce nasceu na Nova Zelândia em 1937, e a paixão por automóveis esteve sempre presente.


Seu pai era um corredor de motocicleta, porém quando Bruce nasceu, por receio de sofrer algum acidente e não ver seu filho crescer, ele passou a participar de corridas com carros nos campeonatos da cidade. Além disso, seu pai era dono de uma oficina o que fez com que Bruce tivesse contato diariamente com sua paixão: carros.


Aos 14 anos, ele passou a competir. Seu desempenho impressionante fez com que Bruce fosse chamado pelos organizadores do Grand Prix, a competir na Europa.


Seu talento abriu muitas portas ao longo da vida: aos 22 anos foi convidado a se juntar ao time de Fórmula 1 da Cooper, na qual foi vencedor do GP nos Estados Unidos, e assim fez história, pois foi o vencedor mais jovem do torneio


Em 1969, fundou a Bruce McLaren Motor Racing Ltd, conhecida hoje apenas como McLaren, uma montadora de automóveis que produzia carros de rua com a alta tecnologia dos carros da Fórmula 1. Passou a competir pela sua própria equipe utilizando seus próprios carros que na época não eram considerados os mais inovadores porém, eram os mais confiáveis e bem desenvolvidos.


Bruce McLaren era mais que um corredor. Ele era um visionário que tinha habilidades surpreendentes como engenheiro e gestor, além de uma confiança plena em seu negócio. Hoje, a marca McLaren fabrica carros esportivos para competições e carros de alto luxo, que são desejados por muitos.


No Brasil, a marca é representada e vendida através da Eurobike, e integra o grupo com Audi, BMW, Mini, Porsche, Jaguar e Land Rover, com lojas na capital de São Paulo e em Ribeirão Preto.