• Instituto do Luxo

História das Marcas: Giorgio Armani


Nascido em 11 de julho de 1934, em Piacenza, no norte da Itália, Giorgio

Armani teve uma infância diferente da maioria dos grandes estilistas: ele nunca havia demonstrado interesse pela moda.


Giorgio Armani estudou por dois anos o curso de Medicina na Universidade de Milão e serviu ao exército italiano. Mas aos 20 anos, trocou a futura carreira na área da saúde para trabalhar como vitrinista e assistente de fotografia.


Seu primeiro contato com o mundo da moda foi quando trabalhou como comprador das peças masculinas da loja de departamento La Rinascente, e após esse cargo foi assistente do estilista Nino Cerruti por aproximadamente 9 anos, o que lhe garantiu um grande impacto no currículo.


Entretanto, sua carreira na moda de alta costura iniciou após sua irmã Rosanna, que trabalhava como modelo, o apresentar no seleto grupo da moda italiana.


Em 1975, Giorgio vendeu um velho automóvel que possuía e com o dinheiro recebido - aproximadamente US$10.000,00 - investiu no aluguel de um pequeno escritório em Milão e na contratação de um assistente e uma secretária.


Em 24 de julho de 1975, o mundo conheceu a primeira coleção masculina da marca intitulada como The King of Jackets, que

apresentou novos cortes e caimentos, quebrando um padrão de vestuário já estabelecido na sociedade.


Seu traço já era facilmente reconhecido no mundo da alta costura: elegante, sofisticado, glamouroso e com tons sóbrios.


Muitos estudiosos do mercado de luxo consideram que o período de expansão da marca se deu em 1978, após o lançamento da linha Le Collezioni em território americano e canadense. A partir desse feito, a marca se tornou objeto de desejo mundial.


Desde 2018, a marca possui 3 linhas: Giorgio Armani, A|X Armani Exchange e a Empório Armani.


O Instituto do Luxo é uma consultoria especializada em treinamentos e capacitação de pessoas para o mercado de alto padrão. Aplicamos as estratégias do luxo para que sua marca entregue ainda mais valor ao seu cliente. Além disso, temos também a Boutique Digital, uma agência de marketing digital diferenciada que segue as estratégias do marketing de luxo. Conheça nossos serviços aqui