• Contato Instituto do Luxo

Histórias da Marca - Christian Louboutin


Fonte site Christian Louboutin


A paixão por sapatos de Christian Louboutin começou desde muito cedo, quando ele tinha apenas 15 anos. Quando Louboutin estava assistindo ao musical de Moulin Rouge e Folies foi que decidiu criar novas coleções para as dançarinas deste musical.


Christian foi aprendiz junto à grandes grifes como Dior, Chanel, Roger Vivier (criador do salto agulha) e Yves Saint Laurent.


Em 1992, Louboutin inaugurou sua primeira loja física em Paris, que se chamava Galerie Vero Dodat e em apenas dois anos já possuía franquias pelos Estados Unidos incluindo Nova York. Porém no Brasil, a grife só inaugurou a sua primeira loja em 2009 em São Paulo.


A marca registrada de Christian Louboutin é o solado vermelho, que surgiu após observar uma de suas funcionárias que sempre pintava as unhas de vermelho e teve a ideia de reproduzir a cor em seus sapatos com o intuito de dar mais vida às suas criações o que até hoje é considerado um símbolo de desejo.


Em 2013, Christian solicitou aos EUA proteção à marca registrada do design vermelho. A grife acabou conquistando apenas a patente do solado vermelho, mas não a exclusividade.