• Contato Instituto do Luxo

História da Marca - Salvatore Ferragamo


A história do designer Salvatore Ferragamo começou muito cedo, com 11 anos se tornou aprendiz de sapateiro e aos 13 anos abriu sua primeira loja, na qual confeccionava botas para fazendeiros. Aos 14 anos, Ferragamo já empregava seis assistentes em seu estabelecimento.

Em 1923 inaugurou sua primeira loja em Hollywood, a renomada Hollywood Boot Shot e por estar na cidade onde se encontravam os maiores artistas da época, os quais eventualmente se tornaram seus clientes, acabou ganhando o apelido de “Sapateiro dos Sonhos” e “Sapateiro das Estrelas”. Alguns artistas como Sophia Loren e Marilyn Monroe contrataram o designer para produzir sapatos sob medida.

Ao perceber que os pedidos estavam sendo feitos além da sua capacidade de produção, Ferragamo decidiu voltar para sua cidade natal em 1927, Florença, na Itália, e abrir uma fábrica com 60 artesãos para ajudar na confecção dos seus sapatos. Logo após, abriu uma loja no Palazzo Spini Feroni, na qual vendia mais de 350 sapatos por dia.

Um dos grandes diferenciais da marca é acreditar que cada sapato deveria ser confeccionado de maneira única e com muita atenção, por isso Ferragamo não realizava produções em série.