• Instituto do Luxo

Dia Nacional do Artesão: Artesanato de Luxo


Hoje, 19 de março, comemora-se no Brasil o Dia do Artesão. A data foi estabelecida para homenagear todos os profissionais que confeccionam peças artesanais - ou seja, o famoso "feito à mão".


A data foi escolhida por ser a mesma em que - na Igreja Católica - se comemora o dia de São José, santo conhecido como pai de Jesus e artesão, que tornou-se o padroeiro dos artesãos.


No Brasil, segundo o IBGE, estima-se que existam mais de 8 milhões de artesãos que desenvolvem suas atividades a nível comercial, sendo que os principais polos artesanais brasileiros se concentram no Nordeste e em Minas Gerais. Mas e o artesanato de luxo?


Além de criar peças para consumidores abastados que estão dispostos a investir grandes quantias monetárias, o artesanato de luxo envolve todo o processo de confecção, toda a apreciação da matéria-prima utilizada, e todo o savoir-faire que é empregado desde a criação ate a entrega ao cliente.


Diferente do varejo de luxo, o artesanato de luxo é totalmente exclusivo. Uma peça jamais será idêntica à outra, podem se assemelhar, mas serão únicas. Entretanto, algumas das grandes marcas de varejo já estão apostando na inclusão do artesanato como estratégia competitiva. Um exemplo recente que tivemos foi o lançamento da sandália de couro feita a mão da Prada.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.