• Instituto do Luxo

Case de sucesso: Luxo perfeito


As marcas de luxo são reconhecidas pela qualidade extrema, mas isso não significa que estão imunes a defeitos. Na maioria dos casos, o produto é fabricado artesanalmente, o que torna quase impossível não apresentar uma ou outra adversidade.


Os relógios mecânicos da marca de luxo Patek Philippe, por exemplo, por serem confeccionados artesanalmente, apresentam um atraso que totaliza dois minutos ao ano. O que para alguns é considerado um defeito, para a maioria dos clientes da marca é um charme que demonstra autenticidade da peça, já que os relógios a quartzo não apresentam o atraso, mas também não são confeccionados de maneira tão especial quanto os mecânicos são.


A diferença entre um produto de luxo com defeito para um produto de massa, está na forma com que o problema é solucionado e quais ações são tomadas para reconquistar a confiança do cliente na marca.


Ainda sobre a marca Patek Phillipe, vale relembrar uma de suas campanhas de maior sucesso, que demonstrou que mesmo com o pequeno atraso, a peça é um bem extremamente durável. Em um anuncio de mídia impressa, lia-se o seguinte texto: "Na verdade você nunca é dono de um Patek Philippe. Você apenas cuida dele para a próxima geração. Comece sua própria tradição".

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.