• Instituto do Luxo

Case de Sucesso: H Stern e o reposicionamento da marca



Hans Stern, fundador da luxuosa joalheria H Stern, era visionário e foi responsável por implantar as bases de sucesso da marca. Uma de suas estratégias mais conhecidas é o Certificado de Garantia Internacional, que além de atestar o valor das joias, também autorizava a troca durante um ano. Isso possibilitou que presentes recebidos pudessem ser trocados por outros que se adequassem melhor ao gosto da pessoa presenteada.

Após assumir a direção criativa da Maison, Roberto Stern, filho mais velho de Hans, investiu na busca incessante pela inovação como estratégia para reposicionamento da marca no mercado. A H Stern tem um laboratório gemológico que é considerado o maior da América Latina. Como estratégia, a marca uniu cultura, turismo, savoir-faire e luxo. Um museu foi construído em sua sede no Rio de Janeiro. Os visitantes eram recebidos no idioma que escolhessem, e mergulhavam no universo das pedras preciosas.

Além do museu, a marca oferecia um Tour Guiado onde recebia turistas e clientes para explorar todo o processo de fabricação das joias, desde as escavações e descobertas nas minas até o acabamento. A experiência encantava, e foi motivo de fidelização e aquisição de muitos clientes.

Essas estratégias contribuíram indiretamente para que a marca não precisasse investir grandes quantias monetárias em publicidade patrocinada, já que espontaneamente o público passou a fazer posts, matérias e entrevistas sobre a marca.

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.