• Instituto do Luxo

Case de sucesso: a precificação da Hermès


case de sucesso hermès

A precificação de produtos e serviços de luxo é um ponto que costuma tirar o sono de empreendedores, principalmente os que estão iniciando uma marca de alto padrão ou reposicionando uma marca já existente para o mercado de luxo.


A Hermès é uma das marcas de luxo que pode nos ensinar grandes lições para o quesito precificação. A marca compreende que o preço não é em função do produto, mas sim em função do valor de luxo que é agregado a todo o universo Hermès.


Diferente da precificação no mercado tradicional, a precificação no mercado de luxo leva em conta questionamentos como:

  • Quanto de valor de luxo está sendo agregado a essa peça?

  • Qual é o valor da marca percebido pelo público-alvo?

  • Quanto do desejo estamos criando através de toda a estratégia de comunicação?

  • Quanto da história, DNA e valores da marca influenciam na conexão com o público-alvo?

Perceba que a relação entre o custo de produção do produto não foi levantada como uma das questões principais. Claro que a qualidade dos suprimentos, dos fornecedores e de todos os colaboradores é válido e incluso na precificação da marca, entretanto, os questionamentos "intangíveis" pesam muito mais no fechamento da conta.



O Instituto do Luxo é uma consultoria especializada em treinamentos e capacitação de pessoas para o mercado de alto padrão. Aplicamos as estratégias do luxo para que sua marca entregue ainda mais valor ao seu cliente. Além disso, temos também a Boutique Digital, uma agência de marketing digital diferenciada que segue as estratégias do marketing de luxo. Conheça nossos serviços aqui.


Descubra a história da Hermès aqui.