• Instituto do Luxo

Antiga loja de departamentos é reinaugurada como um complexo de luxo

Fundado em 1870 por Ernest Cognacq e Louise Jay, La Samaritaine, situada entre o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, reflete a modernizada Paris em uma época onde as primeiras lojas de departamento da cidade começaram a existir. A loja de departamentos é considerada um monumento arquitetônico graças a sua mistura de Art Nouveau e Art Deco.


Em 2005, La Samaritaine fechou por motivos de segurança e desde então, foi desenvolvido um projeto para renová-la em grande escala, seguindo uma abordagem ambiental inovadora e diferenciada, mas ainda com o objetivo de valorizar o patrimônio nacional.


Dia 21 de Junho, após uma restauração de 16 anos, foi finalmente inaugurado La Samaritaine. O conglomerado francês de luxo LVMH é responsável pelo projeto, e converteu a antiga loja de departamentos em um complexo de luxo que inclui hotel, lojas de grife, duty-free, residências e até uma creche escolar.


A motivação do projeto foi trazer mais diversidade para a tradicional loja de departamentos, transformando-a em um epicentro de diversidade de funções, diversidade inter-regional e social, e diversidade arquitetônica.


O projeto arquitetônico foi elaborado pela agência Japonesa Sanaa que se inspirou no projeto arquitetônico original da loja, desenvolvido pelos arquitetos Frantz Jourdain e Henri Sauvage. O edifício histórico retomou seu brilho após o restauro das partes degradadas, como por exemplo os azulejos multicoloridos que foram revitalizados. A obra-prima ganhou vida novamente e trouxe para a nova Paris, o charme e os encantamentos da antiga Paris.