• Instituto do Luxo

Saiba porque os hotéis de luxo investem tanto tempo escolhendo a linha de amenidades.


Raffles Paris, gerente geral do Hotel Le Royal Monceau, certa vez afirmou que o banheiro fala muito sobre o posicionamento de um hotel. Concentrando-se nos produtos de banho, como sabonete e loções, é possível ter uma visão valiosa sobre a marca.

Fonte: Laura Powell, Skift

Vamos ser honestos: muitas vezes nós julgamos um hotel pelos produtos de banho que eles oferecem. Se você encontrar uma barra de sabonete simples e potes de shampoo sem marca, saberá que chegou a um hotel de categoria econômica. Por outro lado, se marcas como Acqua di Parma ou Le Labo estiverem no local, é provável que você esteja pagando um valor mais alto pela acomodação. O processo por trás da seleção de amenidades deve estar de acordo com o posicionamento da marca, especialmente no mercado de luxo. As principais empresas hoteleiras de luxo são conhecidas por se envolverem na escolha perfeita desses produtos.

O Skift falou sobre esse processo de seleção com os profissionais de desenvolvimento de produtos e gerenciamento de marcas de duas grandes redes: Four Seasons e Sofitel. Coincidentemente, ambas empresas hoteleiras estão mudando sua linha de amenidades, um processo que já está sendo estudado há anos.

O Four Seasons optou por fazer a mudança usando os produtos L’Occitane e Bvlgari, enquanto o Sofitel quis modernizar sua abordagem com as marcas Hermès e Lanvin. Em ambos os casos, as marcas queriam modernizar suas ofertas de amenidades escolhendo marcas que estivessem alinhadas com o seu posicionamento de luxo.

De acordo com Isabelle Laroque, diretora de desenvolvimento de produtos Four Seasons, a nova estratégia do serviço de amenidades teve algumas visões controversas: “Inicialmente nossa ideia era utilizar produtos locais para captar o senso de lugar, mas ao decorrer do processo decidimos que o luxo transcendia o lugar.”, disse ela. Para definir quais marcas seriam eleitas, Laroque fez uma profunda pesquisa no varejo de luxo porque acredita que as pessoas reagem melhor às marcas que elas realmente compram. Foram 170 marcas candidatas e apenas 120 foram consideradas, e essas então passaram por um processo seletivo com uma lista restrita de considerações.

Um dos fatores a ser considerado era a neutralidade de gênero: precisava ser unissex com um aroma marcante. Outro fator era a embalagem: precisava ser semelhante ao produto real no varejo, com a marca evidente e fácil de abrir e manusear. Após intensa pesquisa e experiências, foram eleitas 19 linhas para o portfólio que combinam o personalizado com o que há de melhor na categoria.

O Sofitel também está revisando sua linha de amenidades. De acordo com João Rocco, vice-presidente de gestão de marcas de luxo, eles estão na fase final das 5 linhas de produtos personalizados, incluindo as marcas Hermès e Lanvin, para atender os diferentes mercados e suas preferências regionais.

Embora o principal critério do Sofitel seja selecionar marcas de luxo com as quais queira se associar, sua escolha é um pouco mais fácil do que o Four Seasons - isso porque a marca francesa está elegendo outras marcas que compartilham sua arte de viver nacional. “O Sofitel é uma marca francesa e levamos isso no nosso DNA, portanto a marca parceira também deve ser francesa.”, afirmou Rocco.

O processo de planejamento do Sofitel iniciou com uma pesquisa com 200 convidados de hotéis de luxo em 10 regiões. O objetivo era entender as expectativas e as marcas favoritas e uma das lições mais valiosas foi: é importante ter produtos da marca, ao invés de criar a sua marca própria.

Além de observar os resultados da pesquisa, o Sofitel analisou os aromas e notas: “Há diferentes percepções de perfume em diferentes partes do mundo, e queremos atender todas elas.”, afirmou Rocco.

Outro fator discutido foi o uso de uma embalagem fixa contendo o refil do produto. Apesar de ser ambientalmente correto, 72% dos entrevistados disseram que este tipo embalagem não transite luxo e 87% têm a impressão de que estão sendo utilizados apenas para reduzir custos.

#amenidades #hoteldeluxo

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.