• Instituto do Luxo

9 estratégias de marketing sensorial e como aplicar em clínicas de saúde de alto padrão


Já mencionamos por aqui algumas vezes, e tornamos a falar sobre isso: o luxo mora nos detalhes. O sensorial do cliente é um ponto que deve ser explorado, principalmente no mercado de alto padrão, pois pequenos detalhes fazem toda a diferença, mesmo que de forma inconsciente.

Um dos setores do mercado de luxo em que mais o marketing sensorial merece atenção é o de saúde! Seja uma clínica médica de qualquer especialidade, um consultório odontológico ou uma clínica de estética, o marketing sensorial precisa ser estudado e aplicado para aumentar o valor da marca percebido pelo cliente/paciente e contribuindo para a criação de conexões emocionais.

Listamos 9 estratégias que você pode implantar em seu ponto de atendimento para garantir boas memorias relacionadas a sua marca.

Higiene, organização e limpeza

O setor de saúde sempre seguiu rígidos protocolos com relação às práticas de higiene e segurança dos espaços. Com a chegada do novo coronavírus isso se intensificou e passou a ser ainda mais observado pelos clientes. A partir do momento em que o cliente adentra sua clínica, tudo deve estar impecável:

  • Evite papéis espalhados pelo balcão;

  • Organize e mantenha os arquivos e documentos de modo que fiquem fora da visão do cliente;

  • Disponibilize álcool em gel de alta qualidade, assim como outros aparatos para combate ao coronavírus

Cores

A psicologia das cores é um campo interessante e muito rico para estudo e aplicação em negócios. Pense na imagem que sua marca quer passar ao cliente: modernidade? tranquilidade? segurança e conforto? Cada cor transmite uma sensação diferente aos seres humanos. Decore seu consultório de modo que orne com o DNA da marca e o posicionamento que ela possui ou deseja conquistar no mercado.


Mobília e utilidades

Em clínicas de saúde é essencial manter o paciente confortável, já que muitos se encontram em momentos de tensão e fragilidade emocional ou física. Invista em móveis confortáveis para acomodar os pacientes, sofás, poltronas, apoios e mobiliário para procedimentos devem estar conservados, limpos e bem dispostos pelo ambiente.


Entretenimento e distrações

Seja para o paciente ou para seu acompanhante, é importante oferecer entretenimento enquanto estão em seu consultório:

  • Aqui listamos 8 livros e revistas que costumam agradar e distrair os pacientes na sala de espera de clínicas de alto padrão disponibilize e mantenha-os organizados;

  • Disponibilize a senha do wifi, deixe-a em local visível e de fácil acesso ao paciente, junto com possíveis instruções de uso, assim ele não precisa ir até a recepcionista para requisitar;

  • Ofereça cafés, sucos, bolachas e outros aperitivos de fácil consumo para os pacientes e seus acompanhantes. Certifique-se de que todos estejam frescos e devidamente conservados, evitando a atração de insetos ou outros incidentes desagradáveis. Como estamos tratando da área da saúde, informe e relembre os pacientes sobre possíveis restrições alimentares.

Aromas

Existem produtores de aromatizadores de ambiente que são especializados em criar fragrâncias únicas para cada marca. Para clínicas de alto padrão, essa estratégia é muito interessante pois remete à exclusividade do luxo e facilita a memorização de experiências com a marca toda vez que o paciente sentir aquele aroma