• Instituto do Luxo

5 estratégias de Marketing de conteúdo para sua marca



O ambiente digital está se tornando cada vez mais competitivo, agora é essencial para as marcas se destacarem positivamente tanto no meio online quanto no offline. A mídia digital é uma das principais ferramentas para criar diferenciação no mercado, assim é primordial maximizar constantemente seus esforços na produção e promoção de conteúdo, visando atingir seu publico de novas formas. Mas não deve-se criar conteúdo em vão, faz-se necessário o desenvolvimento de uma estratégia perfeita.


Listamos 5 estratégias para aplicar o marketing de conteúdo em sua marca:


1- Tempo e Frequência

É preciso se conectar com seus clientes da maneira correta. Além da mensagem ser sedutora é preciso acontecer no timing ideal. Normalmente, há horários específicos para postagem de conteúdo que costumam trazer melhores resultados, e isso deve ser analisado de acordo com o seu público. No mercado de marketing digital há ferramentas que mensuram de forma personalizada e assertiva.


Além disso, a frequência é muito importante. Nas mídias digitais postar conteúdo uma vez por semana não dá resultados, como também postar 10 vezes ao dia. Precisa haver um equilíbrio para envolver os clientes dentro do universo da sua marca e manter a frequência, pois o público espera - conscientemente ou inconscientemente - por aquele conteúdo.


2- Mensagem de qualidade

Independente da abordagem, a sua mensagem deve ser sempre de alta qualidade. Utilize palavras poderosas e perfeitas para o seu público-alvo específico, principalmente se tratando do publico de alto padrão. No mercado de luxo, a comunicação direta com o cliente de forma personalizada é muito impactante para o mesmo, sendo uma das abordagens que mais nutrem resultados. Toda e qualquer mensagem deve ter um valor emocional para conectar a marca ao consumidor.


3- Saiba quem é sua persona

É extremamente importante conhecer exatamente quem é sua persona, ou seja, seu consumidor ideal. Colete dados para segmentar seu público e crie a persona, direcionando a produção de conteúdos para ele.


4- Use diferentes formatos

Os consumidores prezam pela inovação. Sendo assim, inove nos formatos. Opte por fotos no feed de redes sociais, infográficos, vídeos, podcasts, posts interativos, stories, reels… são diversas opções que fazem sentido para a criação de conteúdo.


O consumidor de alto padrão é exigente, então é importante inovar com frequência, com o objetivo de mantê-lo sempre interessado e dentro do universo da marca.


5- Teste A/B

Após várias estratégias usadas, analise o que mais deu certo para a sua empresa. Qual estratégia utilizada mais gerou resultados e engajamento com o público?

Crie hipóteses e analise dados para entender o que foi descoberto e absorvido. Após isso, tome decisões de quais aplicar novamente, quais modificar e quais descartar. No marketing, testes são de grande relevância.


Utilizar essas estratégias faz com que seu negócio digital se torne referência no mercado e sua marca seja lembrada não apenas como uma vendedora de produtos ou prestadora de serviços, mas como uma marca com intelecto e conexão com os clientes.