• Instituto do Luxo

5 dicas para manter a etiqueta no mundo virtual


1) Em e-mails, utilize tom de linguagem neutros e evite ao máximo palavras que geram emoções negativas, como por exemplo: impossível, infelizmente, decepcionante, etc.


2) Em softwares e aplicativos de bate-papo, como chats intranet, ou até o próprio Whatsapp, seja direto e evite enviar várias mensagens sobre um mesmo assunto. Reúna tudo o que você precisa falar em uma mensagem, e se possível destaque os principais pontos com ferramentas como o Negrito ou o Itálico.


3) Em videoconferências, certifique-se de estar em um local o mais silencioso possível , e deixe seu microfone mudo enquanto não estiver falando. A iluminação e ângulo da câmera também são pontos relevantes, já que é através deles que você conseguirá transmitir a "primeira impressão".


4) Ceda espaço para que as pessoas possam falar e concluir suas idéias, evitando interrupções e "falas atropeladas". Caso aconteça uma situação assim por conta da conexão da internet, peça desculpas assim que notar, e permita que a outra pessoa fale.


5) Evite atrasos, assim como em um encontro presencial, seja pontual e demonstre o compromisso que você tem com todos que estão participando da videoconferência.