• Instituto do Luxo

5 campanhas publicitárias de marcas de luxo


Os consumidores do mercado de alto padrão estão cada vez mais exigentes e esperam que as marcas se adequem às mudanças da sociedade, sem negligenciar a história e a promessa da mesma. Por isso, apresentamos hoje 5 campanhas publicitárias atuais e enriquecedoras que demonstram como as grandes brands de luxo e premium estão se posicionando no mercado.


1- Tiffany & Co.


A Tiffany & Co. está celebrando as inúmeras vidas que tocam seus diamantes em uma série de filmes chamada “Journey of a Tiffany Diamond”. A série mostra a vida de consumidores e funcionários da joalheria por todo mundo e evidencia a ética da empresa e também suas práticas de rastreabilidade. Cada curta-metragem é um olhar íntimo e emocional sobre a vida das pessoas ligadas aos diamantes e a história por trás de cada peça.

Foram lançados 3 curtas metragens: o primeiro é o “Journey of a Tiffany Diamond: Nova York” que conta a história de Sonya Keshwani que sempre viu as joias como um meio de expressão, e após terminar a quimioterapia, adquiriu seu tão almejado anel da Tiffany. O segundo, “Journey of a Tiffany Diamond: Cambodia” conta a história de vida da supervisora em um workshop da Tiffany & Co. no Camboja. Kunthea Theng, uma menina com raízes humildes, saiu de casa jovem para arrumar um emprego e graças a sua dedicação e resiliência construiu uma linda carreira na empresa e passou a sustentar sua família, dando a eles melhores oportunidades e condições de vida.

O terceiro, "Journey of a Tiffany Diamond: Belgium” mostra aos espectadores a história de Marcel Struyfs, designer do diamante Tiffany True. Esse curta destaca os procedimentos técnicos de projetar, fabricar e cuidar de um diamante Tiffany. Marcel conta como ver a luz refletida em um diamante pode ser uma experiência emocional, evocando sentimentos nas pessoas, como um sentimento de esperança quando veem o inverno transitando para a primavera.

Essa abordagem faz com que o público se conecte com a marca e fortalece seu valor por meio da narrativa contada. Encante-se com “Journey of a Tiffany Diamond" acessando:


2- Chanel


Com a pandemia global da COVID-19, o setor de beleza mudou seu conceito de aplicação pesada dos cosméticos para produtos que incentivam a beleza natural e cuidados com a pele, já que as mulheres estavam ficando mais em suas casas. A Chanel, produziu uma campanha que valoriza a “beleza sem esforço” e é voltada para as mulheres modernas. Com a campanha "Effortless Beauty”, a maison francesa se concentrou em promover sua nova linha, com o intuito de destacar o natural das mulheres e valorizar a realidade multitarefa da mulher contemporânea.

A campanha contém uma série de vídeos curtos e imagens que foram compartilhadas em mídia social e no site de comércio eletrônico da marca, e apresentou oito produtos de sua coleção de beleza. O objetivo foi mostrar peças com momentos alegres de diversão misturados com humor, misturando materiais luxuosos com aplicações esportivas para transmitir a mensagem de que a maquiagem pode impulsionar o cliente a achar seu próprio visual e valorizar sua beleza singular.

Confira a campanha "Effortless Beauty” em: https://www.youtube.com/watch?v=DMDuK6z26Gg&t=8s


3- Dolce & Gabbana


A Dolce & Gabbana costuma criar edições especiais sazonais da sua icônica fragrância Light Blue para evitar estagnação. Recentemente a marca anunciou uma dupla de fragrâncias de edição limitada chamada Light Blue Forever, que é para homens e mulheres, celebrando o amor indistinto. A campanha conta um vídeo dirigido por Steven Brahms, que se inspira no clássico Dolce & Gabbana de 1990, porém com uma abordagem mais atual. O filme da campanha representa diversas histórias de amor, tendo como paisagem as belas águas azuis do Mediterrâneo e retratando a beleza italiana.

Historicamente, Bianca Balti e David Gandy são os rostos da Light Blue, porém esse ano a marca decidiu inovar. Para Light Blue Forever, a Dolce & Gabbana conta com um elenco mais diversificado, retratando o amor de um casal birracial, casais homoafetivos, amantes jovens e amantes idosos. Essas estratégias deixam claro que a marca se adequou a um público mais atual e uma linguagem mais contemporânea, porém, sem perder sua essência.

Para explorar mais essa nova abordagem da Dolce & Gabbana visite https://www.youtube.com/watch?v=5avHufo6_JQ&t=29s


4- Land Rover


Em março de 2021, a Land Rover lançou o Projeto Discovery com o intuito de examinar como a pandemia da COVID-19 impactou a vida familiar.

Dessa forma, a montadora britânica decidiu lançar uma campanha que incentiva as pessoas a entrarem em contato com a natureza para buscarem inspiração e melhorarem sua saúde mental e emocional.

A campanha foi feita a partir de um vídeo e contou com a presença da jornalista de moda e apresentadora britânica Louise Roe, que estava grávida e buscava por uma inspiração para montar o quarto de seu bebe, e por isso decidiu se conectar e explorar a natureza. A Land Rover incentiva as pessoas a desfrutarem do apoio de amigos e família durante o momento difícil que é a pandemia.

Além disso, a montadora lançou uma nova plataforma chamada #Outspiration que incentiva as pessoas a irem ao ar livre para melhorar seu bem-estar, já que graças a sua pesquisa, identificaram que os espaços verdes são vitais para a saúde mental dos indivíduos. A campanha #Outspiration prolonga a mensagem de que o contato com a natureza é indispensável para a vida humana.

Inspire-se na proposta da LandRover acessando https://www.youtube.com/watch?v=iFqwEZfjdAU&t=15s


5- The Macallan

O fabricante escocês de uísque lançou a campanha “Red Collection” com o intuito de contar a história, as origens e o patrimônio da marca. The Macallan foi fundado em 1824, e tem uma forte associação com a cor vermelha que remete ao seu fundador Alexander Reid.

A campanha apresenta um curta-metragem que é narrado por duas mulheres, Kirsteen Campbell e Sarah Burgess, mestres fabricantes de uísque, que contam a história da marca. Red Collection é uma homenagem ao feito à mão, à maestria e aos fabricantes passados e presentes do The Macallan, que construíram e ainda constroem a história da marca. Os lançamentos incluem a assinatura de Sra. Campbell, que representa as gerações passadas da marca e são apresentados em uma caixa de carvalho que utiliza do mesmo carvalho europeu usado para os primeiros barris da marca e são estofadas por couro vermelho.

Além disso, a campanha conta também com um curta de animação que foi desenvolvido pelo pintor e ilustrador espanhol Javi Aznarez. O curta tem como trilha sonora o violino animado do músico escocês Nicola Benedetti e conta a história de três personalidades chave para a casa de uísque: o fundador Reid, o proprietário Roderick Kemp e o presidente Allan Shiach. Assim, a marca pode contar para seus consumidores sua história e trazê-los para seu universo.

Confira o link para saber mais sobre a rica história do The Macallan:

https://www.youtube.com/watch?v=8d1vJLTXuJQ&t=1s