• Instituto do Luxo

3 estratégias de Marketing Inteligente para o setor hoteleiro


Profissionais de marketing de hospitalidade precisam estar atentos às mudanças do mercado, da demanda dos novos viajantes e investir em ferramentas que possam alcançar clientes em diversos canais de comunicação.


Explorar o público perfeito e conectá-lo à marca não é uma tarefa tão complexa, porém demanda uma inteligência e estratégias assertivas. É primordial definir claramente as características do público alvo para que assim, possam alcançar resultados mais sólidos. Dessa forma, é essencial pensar em certos aspectos:


1- Identificando o perfil de cliente perfeito

A coleta dos dados dos visitantes do site, que são obtidos através de uma plataforma de gerenciamento de dados, é fundamental para identificar clientes em potencial.

Os dados demográficos e o comportamento do público no ambiente online fornecem informações sobre onde quem é o lead e em que posição da jornada do cliente ele está. Essas informações fornecem insights importantes, como quais páginas são mais visitadas por usuários de uma determinada faixa etária, por exemplo, ou em qual fase abandonaram a compra - no caso, a reserva da hospedagem - entre outras informações importantes para direcionar os negócios. Identifica as tendências e os padrões dos dados que foram obtidos para que os desejos do público sejam compreendidos.

Com os dados históricos e demográficos, é possível identificar o perfil perfeito, e poder encontrar respostas para perguntas típicas como: “Esse consumidor prefere conforto ou aventura? Está viajando a negócios ou a lazer?”

Se os dados informam que um visitante é um grande interessado em viagens de negócios, você pode promover uma experiência direcionada para esse tipo de viajante: , Wi-Fi grátis, sala de calls, e um café da manhã especial entregue nessas salas, por exemplo.


2- Atraia os clientes por de mensagens omnichannel

Ao identificar os clientes em potencial e personalizar as mensagens e o vocabulário a eles, é preciso criar uma estratégia para as mensagens.

Um anúncio visto somente uma vez por um cliente em potencial será esquecido pois não se fixará em sua mente. Além disso, um anúncio de empresas hoteleiras colocado depois que o cliente de alto padrão fez a reserva pode incomodá-lo.

A publicidade omnichannel oferece a oportunidade de atrair clientes em potencial através dos canais de marketing de maneiras relevantes e assertivas, e que torne a marca memorável para seu público.

O posicionamento da mensagem deve transmitir ao consumidor: "Eu entendo e conheço você".

3- Utilize estratégias de segmentação

Os anúncios precisam atingir o público correto, dessa forma, saber a localização do seu cliente em potencial é essencial.

As estratégias de direcionamento permitem entender a localidade específica de seu cliente, baseado na informação e no local onde ele clicou no botão de reserva no site.

Ao identificar as regiões onde os clientes mais procuram o seu negócio, por exemplo um estado ou país específico, é possível destinar uma parte maior do seu orçamento à publicidade nesta região.