• Instituto do Luxo

História das Marcas: Pininfarina



Sergio Pininfarina nasceu em 8 de setembro de 1926, em Turim, Itália e foi considerado por muitos um "gênio do 'Made in Italy'". Em 1961 passou a cuidar da oficina de design que seu pai, Giovanni Pininfarina, fundou em 1930.


A oficina ganhou reconhecimento mundial justamente após Sergio entrar para os negócios. Aplicando estilo e elegância em seus designs, não demorou para que as marcas de luxo firmassem parcerias com a oficina. Dezenas de linhas de carros foram desenhadas por ele, e um de seus principais trabalhos foi para a emblemática e luxuosa Ferrari - o qual segue até os dias de hoje com seu nome associado à marca.


Sergio Pininfarina graduou-se em Engenharia Mecânica pelo renomado Instituto Politécnico de Turim. Por muitos anos, desenhou os modelos da Ferrari contribuindo para que a marca fosse reconhecida por seu estilo e elegância únicos.


Desde 1979, Sergio participava ativamente da política italiana como membro do partido liberal, deputado entre os anos de 1979 e 1984; presidente da Confindustria de 1988 a 1992; e nomeado senador vitalício em 2005.


Conciliando muito bem a carreira política e empreendedora, em 1986 sua empresa alcançou seu auge e foi lançada à bolsa. atraindo cada vez mais clientes de alto padrão.


Após a crise de 2009, o setor automobilístico foi gravemente afetado, mas não foi o suficiente para impedir o crescimento e valorização da marca. Aproveitando a posição de prestígio que já possuíam, para atuar no mercado de design, arquitetura e engenharia de alto padrão, áreas que seguem como suas principais atividades.


Durante sua trajetória, a marca cultivou um portfólio rico em clientes de renome, entre os principais podemos citar como exemplos: Acer, Alfa Romeo, Azimut Yachts, Bentley, BMW, Citroën, Cyrela, Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Jacuzzi, Maserati, Mitsubishi, Mizuno, Pernord Ricard, Peugeot, Rolls Royce, Volvo e muitos outros.


Em território brasileiro, o projeto de maior destaque da Pininfarina foi desenvolvido em parceria com a construtora Cyrela, o residencial "Cyrela by Pininfarina". O edifício está localizado no coração financeiro de São Paulo, a poucos metros da famosa Avenida Brigadeiro Faria Lima. O projeto foi minuciosamente desenvolvido para oferecer elegância, requinte, modernidade e privacidade aos seus moradores.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.