• Instituto do Luxo

O Novo Normal


No dicionário encontramos para "normal" a seguinte definição: o que é usual, comum; natural. Com o surgimento da Pandemia devido o Novo Covid-19, dois perfis de pessoas: as que anseiam para que tudo volte ao normal, e as que estão se preparando para o “ novo normal”.


Meses atrás era normal que os desfiles de moda das marcas de luxo mais desejadas do mundo demorassem muito tempo para serem produzidos. Agora, com a pandemia e quarentenas decretadas, as marcas viram a necessidade de achar outros meios para representar suas peças, sem toda a produção e deslocamento que um desfile normal demandaria.


Siddhartha Mukherjee escreveu para The New Yorker em 27 de abril onde o autor deixou explicita sua preocupação com a retomada do normal: “Receio que a retomada da normalidade indique um fracasso no aprendizado. Precisamos pensar não na retomada, mas na revisão.”


A consultoria McKinsey & Co. publicou recentemente um relatório onde mencionava questões relacionadas ao novo normal. Sobre as consequências econômicas da pandemia, eles visam dois cenários: em um as tomadas de decisões levarão a um crescimento econômico mais lento, com mais burocracias e desigualdade ainda mais evidentes; em outro, as decisões e ações tomadas agora resultarão em mais inovação e produtividade, mais industrias com ações resilientes e governos inteligentes, contribuindo para um mundo cada vez mais conectado.


Mesmo com as medidas de isolamento e bloqueio começando a diminuir, as empresas e seus gerenciadores precisam repensar e redescobrir como operar o novo normal. A normalidade é um hábito que nós - como sociedade e indivíduos - estamos acostumados a repetir, mas que deve ser revisto nestes novos tempos.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.