• Instituto do Luxo

História das Marcas: Sig Bergamin


Desde sua tenra idade, Sig Bergamin adorava brincar com as cores e até decorava seu quarto. Seu talento nato aflorou ainda mais quando o Clube da pequena cidade de Mirassol (interior de São Paulo) lhe ofereceu a oportunidade de mostrar seus dons na decoração: aos 14 anos, decorou o espaço para as festas de carnaval que aconteceriam no local. Mesmo sem remuneração pelo trabalho, ele ficou conhecido pelo seu excelente desempenho e bom gosto.


Ao atingir a idade de decidir em qual área construiria sua carreira profissional, o jovem Bergamin não teve dúvidas: ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, onde imergiu no universo das artes e da arquitetura.


O primeiro trabalho remunerado de Sig Bergamin foi em meados de 1970, para o badalado clube noturno "The Gallery", ponto de encontro e diversão de célebres personalidades entre as décadas de 70 a 90. Após esse trabalho, Sig Bergamin ganhou mais notoriedade e passou a ser convidado para participar de diversas mostras e feiras de decoração.


Seus projetos são marcados por combinações ousadas de cores, estilos, estampas e texturas diferentes. Ele gosta de acrescentar peças exóticas e significativas em suas propostas, fazendo com que nenhuma seja semelhante à outra. Por ter estudado e conhecido muitas culturas, Sig busca referencias e tendências mundiais, sem nunca desvalorizar as culturas e tradições brasileiras. Em entrevista para a revista Donna, ele contou que suas combinações são o resultado de muita pesquisa, exploração e garimpo. Além disso, o arquiteto valoriza e respeita a memória afetiva de seus clientes, tornando os projetos exclusivos e personalizados.


Com um portfólio gigantesco, entre suas propostas de maior destaque estão a Fazenda Boa Vista, Itapecerica, Trancoso, Pingo D'água, e Música.


Sempre muito carismático, Sig ganhou o apreço de pessoas influentes - incluindo o apresentador Jô Soares! - o que lhe rendeu entrevistas e publicações nas mídias. Nizan Guanaes (publicitário e sócio do Grupo ABC de Comunicação) descreveu o arquiteto como "Sig Bergamin é a única pessoa que não copia Sig Bergamin. Sig não se repete, ele é único, e há muito tempo, o garoto bonito nasceu em berço de ouro: sua mente, tão rica."


Fontes: Viva Decora, Teatro L'Occitane, site oficial Sig Bergamin.

Imagem: reprodução de blog BNSIR



INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.