• Instituto do Luxo

História das Marcas: Bottega Veneta



Conhecida por seus luxuosos acessórios confeccionados em couro, a grife Bottega Veneta foi fundada em 1966 e é uma das principais marcas de luxo - no cenário italiano e internacional.


O casal Laura e Vittorio Moltedo iniciaram a Maison de forma singela: era uma pequena manufatura de peças em couro. O nome da marca significa "loja veneziana", mas seu local de origem foi em Vicenza, no norte da Itália. Todo o trabalho manual impactou positivamente no crescimento e reconhecimento da marca, tornando-os famosos por manipularem o couro da mesma forma que um artesão manipularia ouro, facilitando sua ascensão no mercado de bolsas de luxo.


A marca desenvolveu a técnica "intrecciato", um trançado artesanal do couro que remetia à arte da cestaria, tornando-se a assinatura da marca. Uma de suas peças mais emblemáticas é a bolsa Knot, que utiliza essa técnica.


Apesar de sua fundação ser considerada recente, a família Moltedo sempre foi visionária, e para expandir o negócio, nos anos 2000 convidaram o famoso estilista britânico Giles Deacon para integrar a equipe e criar a primeira coleção de vestuário feminino. A coleção apresentava traços extravagantes que facilmente caíram no gosto das consumidoras da época. Com o sucesso da linha feminina, não demorou para que fosse a vez de Tomas Maier ser contratado para criar a primeira coleção de vestuário masculino. Nesse momento, a marca já pertencia ao Grupo Kering, que influenciou na contratação de Tomas Maier.


A marca continua se aventurando em vários segmentos do luxo, como óculos de sol, cosméticos e perfumes, móveis e até mesmo uma escola! Em 2006 fundaram a Scuola dei Maestri Pellettieri, instituição que ensina todo o artesanato em couro, valorizando e incentivando o consumo de itens "feitos à mão".


É comum notarmos que algumas marcas perdem a essência conforme crescem no mercado, mas o luxo tradicional é o oposto: valoriza o DNA da marca, valoriza os princípios de seus fundadores, a identidade e características que são consideradas uma assinatura insubstituível. A Maison Bottega Veneta é uma das marcas de luxo que segue em expansão, porém mantém seu DNA, tradição e discrição em todas as coleções, tornando-a ainda mais especial e encantadora.


Fonte: Farfetch; Mundo das Marcas


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.