• Instituto do Luxo

História das Marcas: Osklen


Um médico ortopedista especializado em traumatologia do esporte - inclusive, os esportes radicais são sua verdadeira paixão. Assim começa a história de uma das marcas "made in Brazil" mais descolada e sofisticada.


Oskar Metsavaht é o criador da Osklen, grife de luxo do Rio de Janeiro. Em meados dos anos 80, após seguir a tradição da família e se formar em medicina, Oskar foi convidado a acompanhar um grupo de alpinistas que partiram ao Monte Aconcágua. Além de ser um dos médicos da expedição, ele estava realizando uma pesquisa sobre o condicionamento físico dos atletas expostos aquelas condições climáticas. Ao planejar a mala que levaria para a viagem, Oskar notou que no Brasil não havia roupas adequadas para clima de frio extremo. Com isso em mente, ele iniciou uma pesquisa sobre tecidos e modelos especiais propícios para a prática de esportes em invernos rigorosos. Após a longa pesquisa, ele desenvolveu um tecido com membrana impermeável interna, que evaporava o suor e mantinha o corpo seco e aquecido, chamado de Storm Tech System. De forma artesanal, produziram cerca de dez casacos com esse tecido que foram usados pelos atletas e pela equipe da expedição.


A aventura foi transmitida em rede de televisão brasileira, o que gerou uma repercussão que Oskar não imaginava. Muitos dos seus amigos encomendaram o tal casaco, então foram produzidas maior número de unidades com o mesmo tecido dos originais.


Sua especialização em Traumatologia do Esporte foi no Hospital Pitié-Salpetriére, em Paris. Na cidade luz, Oskar conheceu muitos alpinistas, atletas e estilistas franceses. Toda essa vivência implicou na decisão de criar a marca Osklen.


No dia 10 de dezembro de 1989, ocorreu a inauguração da primeira loja Osklen, em Búzios. Seu investimento inicial foi de aproximadamente US$ 7 mil, e muitos acreditavam que ele estava cometendo um equívoco ao investir em uma loja de roupas para neve, em um país tropical, especialmente em uma cidade turística praiana. Mas qual foi a visão que Oskar teve em relação a localização de sua marca? Ele percebeu que o público que se hospedava nos requintados hotéis de Búzios, era o mesmo público que viajava para o exterior, em países com clima mais frio.


O sucesso da primeira loja resultou na abertura da segunda unidade, no São Conrado Fashion Mall, no ano de 1991. Assim também ampliou sua gama de produtos e passou a produzir e comercializar camisetas, bermudas e mochilas.


As peças da marca possuem como inspirações as grandes metrópoles, a natureza, a vanguarda combinada ao sportwear e toda a atmosfera cool do Rio de Janeiro.


A marca sustentável

A moda sustentável sempre esteve - e permanece presente - nas peças da marca. Oskar se destaca entre os estilistas por criar peças com matérias-primas recicladas, fibras naturais, e apoio a projetos que incentivam a cultura e tradições regionais.


Recentemente, em 2018, lançaram a coleção ASAP que significa "as sustainable as possible", como um manifesto para que o mundo adote novas atitudes e adquira consciência ambiental - principalmente no mundo da moda.


Fontes: Osklen Oficial; Estadão; Criação das Marcas


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.