• Malu Albertotti

História das Marcas: Missoni


O croata Ottavio Missoni nasceu no dia 11 de fevereiro de 1921 e permaneceu em sua terra natal até os 20 anos. Mudou-se para a Itália e se dedicou ao esporte, e chegou a ser campeão italiano nos 400 metros rasos com e sem barreiras.

Na Segunda Guerra Mundial, ele se alistou e foi convocado para a batalha de El Alamein, no Egito. Foi pego pelos inimigos e aprisionado por quatro anos no país. Ao ser liberto, voltou para a Itália e participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1948, foi então que conheceu aquela que viria a ser o grande amor de sua vida e com quem iria formar uma bela família: Rosita Jelimini. Juntos, tiveram três filhos: Vittorio, Luca e Angela.

Quanto à carreira no mundo da moda de Ottavio, se tem como início a produção de uniformes olímpicos, junto com outro ex-competidor arremessador de discos, Giorgio Oberweger.

Já em 1953, fundou dessa vez em parceria com sua esposa, a marca que se tornou sinônimo de ousadia e que facilmente é reconhecida por seus tricôs e estampas em zigue-zagues coloridos: Missoni.

Eles começaram o império de forma pequena, com poucas máquinas de tricô e encomendas de estampas para outras marcas. Era apenas um pequeno ateliê em Gallarate, nas redondezas de Milão.

A primeira coleção oficial surgiu em 1958, apresentando dois vestidos listrados que rapidamente se esgotaram da sofisticada loja La Rinascente. Em 1963, veio a criação das famosas malhas em zigue-zague, característica que se tornou a assinatura da marca.

Durante esse período, a marca ganhou notoriedade nas mídias e editoriais de moda, e em 1966 aconteceu o primeiro desfile, apresentando estética boemia e colorida, explorando não só as cores, mas também os tons.

Ottavio concedia declarações impactantes e algumas de suas frases mais emblemáticas foram “Eu nunca fiz o que estava na moda” e “Ir contra as regras é algo natural pra mim”.

Atualmente, a marca expandiu e tem linhas de peças de vestuário prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, coleções de alta costura, perfumaria, casa e hotéis.


Fontes: Época Negócios; G1 Globo; Business Insider.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.