• Malu Albertotti

As 15 marcas de luxo com maior presença digital em 2019



O portal Luxe Digital fez um balanço de quais as marcas de luxo mais populares no universo digital. Como indicadores, foram considerados interesse em buscas on-line, tráfego do site oficial, público e engajamento em mídias sociais.


Os dados foram coletados de companhias de soluções tecnológicas de inteligência e análise de mercado como a Rival IQ, SimilarWeb, Google Trends, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Google Plus.


No topo da lista temos a icônica Gucci. O sucesso online da marca se deve principalmente aos millennials que idolatram a marca italiana. Seus artigos mais buscados online são: cinto Gucci; slides Gucci; e sapatos Gucci. Com parceiros e embaixadores digitais em alta no momento, como cantores, designers e personalidades jovens.


Em seguida, ainda no pódio temos Chanel e Louis Vuitton, respectivamente ocupando os 2º e 3º lugares. Curiosamente, em relação à marca Chanel o item mais pesquisado em mecanismos de buscas online não é um produto, mas sim a própria Coco Chanel, sua biografia, frases e demais assuntos relacionados à fundadora da Maison.


A Hermés ocupa o 4º lugar no ranking, apostando em uma abordagem "omnichannel", assim definida pela própria marca. Mesclando conteúdo e publicidade de seus produtos, os conteúdos mais acessados são os editorais que tratam do Know-How da marca.


Em 5º lugar, temos a Rolex e seu produto mais pesquisado "Rolex Submariner". Em colaboração com a Net-a-Porter, a Tiffany ingressou no mundo digital e atualmente ocupa o 6º lugar do ranking, graças também a personalidades famosas como embaixadores da marca.


Seguindo a lista, temos Dior, Armani, Prada, Balenciaga, Cartier, Burberry, Lancôme, Yves Saint Laurent e Bvlgari, ocupando respectivamente do 7º ao 15º lugar. Analisando a lista, nota-se que a influência dos millennials e seus hábitos de consumo interfere diretamente no modo como as marcas de luxo tradicionais (e até mesmo seculares) se reinventam no universo digital.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.