• Instituto do Luxo

História das Marcas: Banco Safra


Propriedade do banqueiro Joseph Safra e presente em 25 países, o Banco Safra é um dos maiores conglomerados brasileiros e um porto seguro para milionários e bilionários guardarem, administrarem e investirem suas fortunas. A família fundadora controla a organização há mais de 175 anos.


Tudo começou com Edmond Safra e seu pai, Jacob Safra, judeus de origem libanesa. Os dois fundaram o primeiro banco na década de 20, no Líbano, que se chamou Jacob Safra Maison de Banque. Entretanto, a família já possuía um histórico de fornecer crédito e trocar dinheiro desde o século XIX.


Se distanciando da perseguição contra os judeus na Segunda Guerra Mundial, a família fugiu e chegou ao Brasil. Em 1955, abriram o Banco Safra com apenas sete funcionários. Em 1962, Edmond vendeu sua parte para seus irmãos Joseph e Moise. Desde 2006, o Banco Safra pertence somente a Joseph, já que Moise vendeu sua parte por não ser muito atuante.


Quem é Joseph Safra

Conhecido como o banqueiro mais rico do Brasil, nasceu em 1938, e aos 82 anos tem uma esposa, quatro filhos e patrimônio líquido avaliado em aproximadamente 21 bilhões de dólares.


Sempre reservado e concedendo poucas entrevistas ao longo de sua vida, sua imagem conservadora contribuiu para que o Banco Safra tivesse a reputação de “blindado a crise”. Executivos e demais colaboradores que já tiveram contato com ele, afirmam que é uma pessoa simples, tanto que gosta de ser chamado de José ou até mesmo Zé para os mais íntimos.


Ele também é conhecido por algumas ações de filantropia: patrocínio da escola judaica Beit Yaacov, que é administrada por sua filha Ester (a única de seus filhos que não seguiu atuando no negócio da família); doações de esculturas para a Pinacoteca do Estado de São Paulo; doações financeiras para os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês; financiamento de uma das sinagogas mais luxuosas de São Paulo, entre outras que não foram divulgadas pela mídia.


Recentemente, ele foi diagnosticado com mal de Parkinson, o que faz com que fique ainda mais recluso com sua família, colecionando livros de arte raros – hobby esse que pratica há muito tempo.




Fontes: Banco Safra; Exame; blog Seu Dinheiro.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.