• Instituto do Luxo

História das Marcas: Prada



Mario e Martino Prada eram dois artesãos de bolsas conhecidos na Itália. Em 1913, fundaram a grife Fratelli Prada (que significa “Irmãos Prada”) com uma boutique na nobre Galleria Vittorio Emanuele II. Logo a marca se tornou ainda mais conhecida e caiu no gosto da nobreza italiana graças a peças luxuosas e exclusivas, produzidas através de um tradicional savoir-faire e muitas vezes com materiais exóticos como o couro de leão marinho importado da Inglaterra.


Em 1919, a marca era querida não apenas pela nobreza italiana, mas também por toda a aristocracia europeia, contribuindo para o aumento do fluxo de turistas na Galleria Vittorio Emanuele II.


Contrariando o costume da época de anular as opiniões femininas em decisões empresariais, a segunda geração que coordenou a marca por mais de 20 anos, foi justamente uma mulher! Luisa Bianchi Prada, filha de Mario Prada tomou as rédeas do negócio a partir de 1958. Durante sua gestão, a marca acabou por perder um pouco do prestígio nobre, passando por uma fase financeira difícil.


Em 1978, a filha de Luisa assumiu o cargo, Miuccia Prada, e foi aí que as coisas começaram a mudar. Patrizio Bertelli era um fabricante de artigos de couro que mantinha negócios com a Maison, mas a partir de 1979, passou a ter também um relacionamento amoroso com Miuccia. Em 1987 oficializaram o matrimonio.


Juntos, Miuccia e Patrizio alavancaram a Prada para uma organização de artigos de couro e acessórios de luxo. Miuccia era o cérebro criativo e Patrizio era o cérebro administrativo do negócio. Abriram em 1993 a Miu Miu, marca paralela a Prada que focava em moda feminina. O nome veio do apelido de infância de Miuccia.


Esse foi apenas o início do império que se tornou o Grupo Prada, que atualmente tem as marcas: Prada, Miu Miu, Car Shoe, Churchs e Marchesi 1824.


A identidade da marca

Miuccia Prada tem gosto por desafiar os padrões estéticos pré-definidos. A marca tem uma abordagem inovadora e uma forma de representar a realidade através de perspectivas incomuns.


A identidade da marca vem influenciando cada vez mais as mentes criativas da moda distorcendo conceitos clássicos e simples, mudando designs estilísticos e se reinventando com frequência.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.