• Malu Albertotti

História das Marcas: TAG Heuer



Referência em relógios que desfilam nos ambientes mais refinados do mundo, a emblemática Maison Tag Heuer teve início como uma pequena oficina em 1860, na cidade de St-Imier, na luxuosa Suíça. Edouard Heuer era um rapaz de 20 anos apaixonado pelo tempo e por sua precisão.


Com a ambição de elevar a contagem do tempo a novos patamares, já em 1869 ele patenteou o primeiro cronometro do mundo que marcava um quinto de segundo, juntamente com um novo mecanismo de corda que eliminava o uso da chave em relógios de bolso.


Desde sua fundação (até o presente) a marca era muito utilizada por praticantes de esportes competitivos, principalmente automobilismo e esqui. Mas após a Segunda Guerra Mundial, caiu nas graças da elite e das pessoas mais influentes do mundo devido a seu belo design, tecnologia de ponta e savoir-faire.


O nome Tag Heuer se deu através da união com a marca de itens tecnológicos Tag, em 1985. Com a junção, a linha de relógios foi se tornando cada vez mais moderna e tecnológica, consagrando-se como uma das maiores Maison de relógios suíços. Já em 1999, passou a integrar o poderoso conglomerado de luxo LVMH.


Em 2002, a marca decidiu que era hora de ampliar sua gama de produtos e lançaram a coleção de óculos Sport Vision com modelos de receituário e solares esportivos. A coleção é inspirada na tecnologia mantendo o design característico dos relógios da marca e apresenta lentes com materiais resistentes e específicos para cada tipo de esporte como o esqui, o golfe etc. E falando sobre esportes, a marca foi a cronometrista oficial da Fórmula 1 até 2003.


A Maison valoriza muito seu tradicional savoir-faire (tradicional, mas que não deixa de ser tecnológico) e segundo consta em seu site oficial, trabalham da seguinte maneira: o protótipo de um projeto leva de 12 a 18 meses para ser validado, 1 semana para que o produto seja criado, e por ano mantém uma média de 300 projetos. Quando o produto é concluído ele passa por uma série de testes como resistência à pressão atmosférica, estanqueidade (verificação de possíveis furos e trincos), monitoramento da precisão do tempo e da reserva de energia, todos por 24 horas seguidas.


Como parte da estratégia de vendas, a marca investe em pontos estratégicos e exclusivos. Foi notável seu crescimento desde o ingresso para a LVMH, o que a tornou cada vez mais cobiçada. No marketing, adotaram a eficaz estratégia de trabalhar em parceria com embaixadores mundiais, sendo na maioria celebridades e atletas, Ayrton Senna, por exemplo foi um embaixador Tag Heuer.


Fontes: Site oficial Tag Heuer; Mundo Marketing; Forbes; Isto É.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.