• Malu Albertotti

Como experiências influenciam no envolvimento com as marcas


Cada vez mais focando em experiências elevadas, as empresas do mercado de luxo estão se desvinculando de tradicional segmentação por categoria de produtos e assim criar um estilo de vida mais amplo que gira ao redor da marca.


Durante a The Big Show NRF 2020 (maior evento de varejo do mundo), os executivos da Shinola - marca que produz relógios, bicicletas e outros artigos de luxo - se destacaram falando sobre como estão trabalhando para que a marca ofereça valor associado ao lifestyle e experiências de maneira mais ampla.


As marcas estão abandonando suas zonas de conforto. A Shinola, por exemplo, iniciou em Detroit como marca relojoeira, expandiu seu portfólio para bicicletas, artigos de couro e até mesmo toca-discos. E por fim decidiram se aventurar na área de hospitalidade, abrindo seu primeiro hotel em sua terra natal Detroit.


O hotel possui arte inspirada em seus produtos, mantendo a identidade da marca, com torneiras que remetem aos estojos dos icônicos relógios por exemplo. Todo o design foi desenvolvido por artistas locais, uma possível estratégia para ganhar apreço da comunidade e ter propósitos mais significativos.


As marcas de luxo podem desenvolver os melhores produtos com a mais alta qualidade, mas se não trabalharem para criar estas experiências poderão sofrer uma desconexão do seu público, o qual é cada vez mais exigente.


Shannon Washburn contou que desde o início da marca, os clientes entravam na loja e adoravam o ambiente por seus belos detalhes, o que tornava a visita uma experiência agradável, criando uma conexão com este público.


Fato constatado, encontrar a personalidade e ideologia da marca e mantê-las aplicadas a todos os pontos de contato - sejam físicos ou online - é a partida inicial para um posicionamento eficaz que faz com que os consumidores se envolvam totalmente com a marca criando uma comunidade própria.


Fonte: texto traduzido e adaptado de Luxury Daily, publicado em 15 de janeiro de 2020 por Sarah Jones.


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.