• Instituto do Luxo

Comparativo entre as principais tendências do Turismo de Luxo 2019 e 2020


Ao analisarmos e compararmos os rankings do Virtuoso Luxe Report de 2019 e 2020 (relatório anual desenvolvido pela principal rede global de agências especializadas em viagens de luxo) sobre as principais tendências destes anos, percebemos mudanças significativas – principalmente no sentido de comportamento do consumidor.

Começando pela Itália, que em 2019 ocupou o primeiro lugar em 3 três das 4 principais categorias: Melhores Destinos, Destinos para Lua de Mel, e Escolha dos Millennials. Em 2020, permanece líder somente no ranking dos Melhores Destinos.

Já Austrália, Maldivas e Polinésia francesa tiveram ascensões notáveis: em escolha dos Millennials, a Austrália saiu da quinta posição em 2019 para alcançar a primeira em 2020. Maldivas e Polinésia Francesa que no ano anterior ocupavam o segundo e terceiro lugar respectivamente, migraram para primeiro e segundo lugares na categoria destinos para Lua de Mel.

O mesmo ocorreu ao Egito, mas na categoria Destinos Emergentes: de quinto lugar, veio ao topo do pódio na perspectiva para 2020. Uma informação curiosa e que nos chama atenção está na categoria Motivações para Viajar. De extrema relevância, essa categoria está diretamente ligada a personalidade e comportamento do consumidor de luxo e, segundo o relatório, em 2019 a principal motivação era “explorar novos lugares”, remetendo a raiz do turismo. Já em 2020, a principal motivação será a busca por lugares sem aglomerações e sem excesso de turistas, indicando uma procura maior pela sensação de exclusividade e até mesmo de isolamento e/ou introspecção na própria personalidade do cliente-hóspede de luxo.

Outra forte tendência será a busca por roteiros que mesclem atividades inusitadas e até antagônicas como por exemplo, esquiar na neve e surfar em ondas paradisíacas em uma mesma viagem.

Confira nas tabelas abaixo as principais categorias e países listados nos relatórios de 2019 e 2020:

Fonte: Virtuoso Luxe Report 2019 e 2020.

#experiências #viagens #destinos #Millennials #futuro

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.