• Malu Albertotti

Prada e seu compromisso com sustentabilidade em projeto de cinema


A marca de luxo italiana está promovendo seu compromisso com a sustentabilidade através de um novo projeto colaborativo em forma de película cinematográfica.

Unindo à Reuters, uma agência de notícias e a fotografa francesa Brigitte Lacombe, o projeto consiste em compartilhar opiniões de seus líderes sobre sustentabilidade e cultura. Para acompanhar o ritmo dos consumidores conscientes, o grupo fez da sustentabilidade seu foco.

O curta que tem pouco mais de oito minutos, apresenta entrevistas com Miuccia Prada e Carlo Mazzi, com fotografia em preto e branco, marca registrada da fotógrafa citada.

A Fondazione Prada já é um exemplo de reutilização criativa. Possuem um espaço de exposição localizado em um complexo que antigamente abrigava diversas fábricas.

A Prada fala sobre as dificuldades de ensinar que a sustentabilidade é necessária, e acredita que a cultura, seja moda ou arte, é a melhor maneira de informar sobre a importância da sustentabilidade.

"Sustentabilidade é multidisciplinar e temos que entender cada um dos aspectos para se comprometer totalmente nas áreas e tópicos nos quais podemos oferecer uma maior contribuição” Mazzi acrescenta que é importante que a Prada trabalhe inclusive com instituições públicas e fornecedores, para desenvolver soluções para questões ambientais, como a poluição.

Abordando questões como diversidade no local de trabalho e consumo de energia limpa, estão presentes no filme os diretores de marketing e de finanças do Grupo Prada, Lorenzo Bertelli e Alessandra Cozzani respectivamente.

Os líderes da marca discutem temas que impactam nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com metas que incluem igualdade de gênero e comunidades sustentáveis.

O Sr. Bertelli também explica um dos projetos recentes da Prada, o Re-Nylon. A empresa de luxo está adotando uma abordagem inventiva para upcycling (termo usado para definir o processo de criar itens novos à base de itens antigos), introduzindo uma linha de bolsas feita de materiais reutilizados, ao mesmo tempo em que examina problemas e soluções na cadeia de suprimentos de moda.

A marca está se tornando muito ativa na busca de abordagens sustentáveis para produzir roupas e acessórios de luxo, apesar da moda ainda ser considerada uma das indústrias mais nocivas ao meio ambiente.

Texto traduzido e adaptado de Luxury Daily

Imagem: Reprodução do site oficial Grupo Prada


INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.