• Malu Albertotti

Hotéis de Luxo sustentáveis


Após a publicação do relatório anual sobre viagens sustentáveis do site Booking.com, constatou-se que 81% dos brasileiros se preocupa com os impactos ambientais causados no meio ambiente pela hospedagem que escolhem, assim, procuram se hospedar em locais sustentáveis ao menos uma vez ao ano. O relatório também mostrou que 35% dos participantes não sabem como contribuir para tornar a viagem mais sustentável.

Pensando nisso, a Forbes publicou uma lista com cinco hotéis de luxo sustentáveis no Brasil, que você pode conferir a seguir com mais algumas informações que acrescentamos sobre cada um deles:

• Botanique Hotel & Spa

Referência em novo design, cultura, modernidade, e culinária brasileira contemporânea, o hotel que está localizado em Campos do Jordão – SP, utiliza nas acomodações pedras naturais do ecossistema, além de possuir em seu spa tratamentos e produtos originais da biodiversidade local. O hotel é destinado a clientes que procuram o pós-luxo: um luxo mais rústico e silencioso integrado a natureza. Em seu terraço, utiliza toldos naturais que filtram a luz para produzir sombra.

• Cristalino Lodge

Localizado em Alta Floresta, Mato Grosso, dentro de uma reserva de mais de 10 mil hectares no sul da Amazônia, o hotel une conforto, luxo e sustentabilidade. São comprometidos a inserir os visitantes em experiências na floresta e no rio, praticando o turismo sustentável enquanto aprendem sobre o meio ambiente e toda a sua importância. Além disso, todos os ecolodges são abastecidos com energia solar.

• Grand Hyatt Rio de Janeiro

O grande diferencial sustentável desse hotel está no trabalho comunitário que realizam mensalmente: mutirão de limpeza para limpar a Praia da Reserva em parceria com a comunidade local. Localizado na Barra da Tijuca, na área de proteção ambiental Marapendi, sua construção não afetou a vegetação local. Na culinária, os alimentos são preparados com temperos e vegetais colhidos de sua própria horta.

• Lapinha Spa

No Paraná, o spa conta com sistema de aquecimento dos pisos, chuveiros e piscinas feito por uma caldeira de matéria-prima reflorestada de reflorestamento que não emite dióxido de carbono. A gastronomia se encarrega de servir pratos ovolactovegetariano feitos com alimentos da própria horta orgânica. Reutiliza água e refloresta dentro dos 550 hectares em que se situa. Em 2016, foi eleito um dos melhores spas do mundo, segundo o World Spa & Wellness Awards.

• Vila Naiá

Pensando em reduzir o impacto no ecossistema local, o paisagismo desse hotel é feito exclusivamente de plantas nativas. Possui um Centro de Ecoturismo e Educação Ambiental com trilhas, viveiros e espécies nativas. Está situado em Prado, na Bahia. Em 2007, o hotel iniciou um programa verde, ou seja, prioriza a compra de produtos ecologicamente corretos, possui sistema de aquecimento por energia solar, trata o próprio esgoto e recolhe resíduos sólidos. Foi um dos primeiros estabelecimentos do setor a receber certificação da ISSO 14001:2004.

#sustentabilidade #hotelariadeluxo

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.