• Instituto do Luxo

10 livros essenciais para os entusiastas do Mercado de Luxo


Ao estudar o segmento do luxo, o leitor se qualifica não apenas para trabalhar no mercado de luxo, mas também em outros segmentos que usam direta ou indiretamente os parâmetros e estratégias do luxo. Hoje, é considerado no Brasil o Dia do Livro, então listamos 10 obras que são de suma importância para os apaixonados pelo mercado de luxo.

1) O universo do luxo: marketing e estratégia para o mercado de bens e serviços de luxo

Autor(a): Silvio Passarelli

Em uma linguagem simples, Silvio Passarelli aborda os referenciais teóricos e estratégicos do mercado de luxo de modo que sejam aplicáveis a qualquer negócio que queira atingir os mesmos patamares de excelência das tradicionais e valiosas marcas de luxo.

2) O universo do Luxo

Autor(a): Renato Ortiz

Nesta obra, o autor convida o leitor a uma verdadeira imersão no universo do luxo, abordando desde o que o torna tão desejado e símbolo de status social até sua influência sob o modo de vida dos consumidores contemporâneos.

3) Joalheria no Brasil: história, mercado e ofício

Autor(a): Claudia Daye

Considerado um bem de alto significado, as jóias estão presentes entre os brasileiros, desde as mais simples até as mais luxuosas. O livro traz histórias envolventes e homenagens a artesãos e ourives, resgatando a cultura brasileira no mundo da joalheria.

4) O marketing e a arte do luxo na era da experiência: inspirações para outros segmentos

Autor(a): Rosana de Moraes

Questões simbólicas tornam o universo do luxo fascinante e ocupam parcela significativa da economia. A leitura é obrigatória para todos que estudam ou trabalham no segmento, oferecendo diversos insights e ferramentas para aperfeiçoamento do negócio.

5) Marketing de luxo

Autor(a): Suzane Strehlau

O livro reúne a visão européia e o modo pragmático americano sobre o mercado de luxo, expondo suas convergências de modo imparcial e apresentando os pontos negativos e positivos de ambas as visões. Outro assunto amplamente explorado é o comportamento do consumidor de produtos e serviços de luxo.

6) Tom Ford

Autor(a): Bridget Foley e Tom Ford

Tom Ford revigorou as marcas de luxo pelas quais passou, - dentre elas Gucci e Yves Saint Laurent - com seu estilo glamouroso. Em novembro de 2004, foi publicado o livro "Tom Ford". Em suas 416 páginas, o leitor encontra uma narração envolvente sobre seu processo criativo, design de marca, layout de lojas e alguns insights sobre publicidade para vestuário de alto padrão.

7) O luxo: os segredos dos produtos mais desejados do mundo

Autor(a): Jean Castarède

O conceito de luxo para algumas pessoas é restrito ao valor financeiro do produto ou serviço, enquanto para outras tudo o que é elegante, exclusivo, personalizado e especial. Abordando uma visão cultural e social, o livro analisa as estratégias de negócios das marcas de luxo.

8) Chic Stays

Autor(a): Melinda Stevens

O livro Chic Stays é uma verdadeira imersão nos melhores e mais luxuosos hotéis do mundo. A autora Melinda Stevens compilou na obra suas fotografias e experiências pessoais nesses hotéis. Além de todo o encantamento visual proporcionado pelas fotos, as descrições são líricas e emocionantes.

9) Dior for ever

Autor(a): Catherine Ormen

Publicado em 2013, o livro é resultado de uma longa pesquisa da historiadora Catherine Örmen. Fotografias, croquis, convites e catalogos ilustram as 128 páginas da obra contando a história da emblemática Dior.

10) O luxo eterno

Autor(a): Gilles Lipovetsky e Elyette Roux

Para quem gosta de ler obras que abordam temas voltados a filosofia e sociologia, indicamos o livro "O Luxo Eterno", de Gilles Lipovetsky e Elyette Roux. Os autores fazem uma ampla análise do consumo de bens de luxo desde os tempos antigos até os modernos. Dividido em duas partes, a primeira é escrita pelo filósofo Gilles Lipovetsky, que estuda o luxo desde as históricas tribos indígenas, até os grandes conglomerados atuais. Já a segunda parte é escrita por Elyette Roux, especialista em marketing e gestão de luxo, com estatísticas, pesquisas e confirmações sobre a tese do filósofo baseadas em estudos de casos das marcas mais desejadas do momento.

INSTITUTO DO LUXO © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SÃO PAULO | BRASIL.

ATENDE TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.